Cultura & Lazer Titulo
Em busca de afirmação
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
30/03/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


A forte onda do chamado sertanejo universitário continua a movimentar o mercado fonográfico. Representantes da nova geração do gênero, a dupla Fernando & Sorocaba planeja ter um ano agitado em 2011. O primeiro passo acaba de ser dado com o lançamento de 'Bola de Cristal' (Som Livre), que chega às lojas em CD (R$ 14,90) e DVD (R$ 22,90).

"Foi gravado para um grande público e foge do estilo acústico anterior", explica Sorocaba. "Fizemos tudo com uma pegada e linguagem própria da dupla, que é um pouco diferente das outras."

Esse é o terceiro DVD dos amigos, que subiram ao palco em arena montada na cidade de Campina Grande do Sul, em Curitiba, para público com mais de 35 mil pessoas. "Gravar para uma multidão traz uma energia diferente. É sensacional", diz. O músico lembra que o CD anterior, 'Acústico' (2010), era voltado para a internet e acabou tomando projeção que não esperavam.

A apresentação - com aparelhagem e produção digna de shows de rock e de músicos pop - conta com sucessos de outros álbuns, casos de 'A Casa Caiu', 'Paga Pau', 'Bala de Prata' e 'Madri'. Composições como 'Tô Passando Mal' e 'Desorientado' se juntam ao animado repertório. O som mistura o estilo sertanejo com o country norte-americano um pouco de música pop romântica.

Após temporada com diversos sucessos nas rádios, a hora é de se destacar na multidão de duplas e cantores sertanejos que tem surgido. Segundo Sorocaba, o objetivo é firmar seus nomes nos grandes centros urbanos. "As pessoas já começam a associar a nossa imagem com as músicas. Temos de explorar esse mercado visual também", afirma.

COMPOSITOR
Juntos há quatro anos, Fernando & Sorocaba se conheceram por meio de amigos em comum no Norte do Paraná. O pouco tempo juntos foi o bastante para descobrirem afinidades e apresentarem características que acabaram se complementando.

Enquanto Fernando se destaca pela dedicação como arranjador das canções, Sorocaba chama a atenção pela facilidade para fazer composições. As letras de todos os hits da dupla foram moldadas por ele, além de passar algumas obras para outros artistas. O maior exemplo é 'Meteoro', que estourou em todo o País na voz de Luan Santana.

O talento para elaborar músicas tem lhe rendido boas cifras. De acordo com dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), em 2010, Sorocaba foi o segundo que mais arrecadou com direitos autorais de suas canções. Ele fica atrás apenas do também sertanejo Victor, da dupla Victor & Leo, campeão da lista nos últimos três anos. "As pessoas têm procurado muito minhas músicas. Quando a composição não se encaixa no nosso estilo, passo para o Luan (Santana). Se não combinar com ele, tentamos repassar a canção para outros artistas."

O compositor explica que o controle do material é importante. Caso ele se espalhe por muitos lugares e por diversas pessoas, a essência da obra acaba não sendo a mesma em seu destino final. "Tentamos manter tudo em um grupo pequeno para não fugir do nosso controle. Toda música tem um DNA que pode acabar se perdendo e não quero que isso ocorra", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;