Internacional Titulo
Israel suspende visitas de não islâmicos às Mesquitas
Por Da AFP
30/07/2003 | 11:04
Compartilhar notícia


A polícia israelense suspendeu as visitas das pessoas não muçulmanas à Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, autorizadas há várias semanas apesar dos protestos palestinos, informou nesta quarta-feira uma fonte policial.

"Decidimos por razões operacionais proibir por enquanto estas visitas", declarou um porta-voz da polícia, sem informar por quanto tempo esta proibição vai durar.

Vários grupos ultranacionalistas israelenses, que exigem para os judeus o direito de orar na Esplanada, anunciaram sua intenção de chegar a este lugar santo durante a festa judia do Tisha Beav no dia 6 de agosto, que comemora a queda do Templo na época bíblica.

A Esplanada das Mesquitas de al-Aqsa com o Domo da Rocha (Monte do Templo para os judeus) é o terceiro local santo do Islã. O Monte do Templo, por sua vez, também é local sagrado para o judaísmo cujo principal vestígio é o Muro das lamentações.

A entrada na Esplanada das Mesquitas está proibida aos não muçulmanos pela Waqf, autoridade religiosa muçulmana, desde a visita do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, no dia 28 de setembro de 2000, quando era chefe da oposição, incidente que serviu de estopim para a Intifada.

Israel, por sua vez, proíbe que árabes com menos de 40 anos visitem o local. Eles temem que os mais jovens causem tumultos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;