Internacional Titulo
Presidente do Paraguai destitui chefe do Exército
Por Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 12:06
Compartilhar notícia


O chefe do Estado Maior do Primeiro Corpo do Exército do Paraguai, coronel Gustavo Piñeiro Saguier, foi afastado do cargo e posto à disposiçao da Justiça Militar por decisao do presidente Luis González Macchi, segundo a imprensa local.

Nenhum porta-voz das Forças Armadas ou do Palácio de Governo deu detalhes da destituiçao, anunciada por vários meios de imprensa, mas muitos entendem que provavelmente Piñeiro Saguier estaria envolvido nos acontecimentos do último fim de semana, quando teria sido frustrada uma tentativa de golpe.

Em substituiçao a Piñeiro Saguier, assumiu o coronel Isaac Verdún, comandante da primeira divisao da cavalaria do Primeiro Corpo do Exército até terça-feira.

Entre domingo e segunda-feira passados, foram presos 14 oficiais do comando de artilharia, acusados pelo presidente González Macchi de "indisciplina grave" ao espalhar boatos sobre a entrada clandestina no país do ex-militar golpista Lino César Oviedo, asilado na Terra do Fogo, Argentina.

Alguns jornais paraguaios especularam que houve uma tentativa frustrada de seqüestrar o presidente em seu retorno de Cuba e da Costa Rica, para forçar uma mudança no governo. Segundo as versoes, também se planejava a formaçao de uma junta militar provisória e a posterior convocaçao de eleiçoes nacionais, para a escolha de um novo presidente e vice-presidente da república.

O ministro de Defesa, Nelson Argaña, havia declarado que a suposta revolta, abortada na manha do último domingo, foi planejada por Oviedo de seu confinamento no sul argentino.

Os jornais Noticias e Ultima Hora informam, nesta tquarta-feira, que um dos supostos responsáveis pela rebeliao frustrada era o general da reserva Augusto Núñez, seguidor do projeto de Oviedo. Ainda nao se sabe, até o momento, se a Justiça Militar ordenou ou nao a prisao de Piñeiro Saguier e de Núñez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;