Internacional Titulo
Alemanha tentou obter dados da CIA sobre alemão seqüestrado
Por Da AFP
12/12/2005 | 10:10
Compartilhar notícia


As autoridades alemãs tentaram, em vão, obter no ano passado informações dos Estados Unidos sobre o seqüestro em 2003 pela CIA do alemão Khaled el-Masri, suspeito de pertencer à Al-Qaeda, informa a edição desta segunda-feira do jornal alemão Bild.

"Desde o verão de 2004, a Polícia Federal Alemã de Investigações e os serviços secretos alemães solicitaram esclarecimentos do caso através da embaixada da Alemanha, em Washington. Sem êxito", afirma o jornal de grande tiragem.

"Em vista desta falta de vontade de cooperar, o ex-ministro alemão do Interior, Otto Schily, se reuniu no dia 2 de fevereiro na sede da CIA, em Langley, no Estado da Virginia e demandou o apoio do chefe da CIA, Porter Goss. Este último se recusou a prestar tal respaldo", acrescentou o jornal.

Khaled el-Masri acusa Washington de seqüestro no final de dezembro de 2003 através da CIA, depois de ter sido levado ao Afeganistão para interrogatório sobre seus supostos laços com os extremistas islamitas, antes de ser libertado no final de maio de 2004 na Albânia.

"Exijo desculpas", declarou ao Bild el-Masri que exige da CIA, na Alemanha, mais de 75.000 dólares por danos e prejuízos, segundo um de seus advogados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;