Economia Titulo
Termina nesta quarta o recolhimento da última parcela do IPVA
Do Diário OnLine
Com Agências
23/03/2005 | 09:15
Compartilhar notícia


Termina nesta quarta-feira o prazo para recolhimento da última parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para veículos com placa final 0.

É importante não esquecer o dia do vencimento pois, além de ter de pagar 20% de multa sobre o valor do imposto mais os juros pela variação da taxa Selic, o proprietário perde o direito de parcelamento. A taxa de licenciamento, de R$ 45,22, pode ser paga de acordo com o calendário mensal que segue o final da placa do veículo.

Carros e motos zero-quilômetro têm direito à desconto de 3%, se o IPVA for pago no prazo de 5 dias úteis contados a partir da data de emissão da nota fiscal.

O IPVA pode ser pago em agências bancárias, caixas eletrônicos, pela Internet (home banking) e em casas lotéricas. Basta levar o certificado de propriedade do veículo, no qual consta o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que o próprio sistema eletrônico trará o valor e as opções de pagamento.

Cálculo – O IPVA é determinado com base no valor venal do veículo no mês de setembro anterior à cobrança. Com relação a 2004, houve reajuste médio de 6,5% nos valores cobrados. Em 2005, a alíquota será de 4% sobre o valor dos veículos a gasolina ou bicombustíveis e de 3% para os movidos a álcool ou gás.

Carros com mais de 20 anos de fabricação são isentos do imposto. O pagamento pode ser feito nas agências bancárias (mediante apresentação do Renavan), nos caixas eletrônicos e pela internet. O contribuinte pode obter mais informações sobre o IPVA no site da Secretaria da Fazenda ou pelo Disque IPVA (3243-3977). A secretaria enviou aos contribuintes o aviso do imposto pelo correio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;