Política Titulo Crime
Polícia apreende menor suspeito de matar Cosmo

Jovem de 17 anos confessou ter atirado no vereador de Sto.André; dois ainda estão foragidos

Gustavo Pinchiaro
Caio dos Reis
12/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Polícia Civil de Santo André apreendeu um menor, 17 anos, que confessou ter sido o responsável pelo disparo que matou o vereador Cosmo Rodrigues Cardoso, o Cosmo do Gás (PDT), 46 anos, na segunda-feira, após invasão à residência do parlamentar. Um segundo suspeito teve prisão preventiva decretada pela Justiça por suposta participação no crime. A polícia já descarta crime político e trata o caso como latrocínio. O pronunciamento oficial sobre a ação ocorre na manhã de hoje.

Os dois foram abordados às 6h30 pela equipe de investigação do 6º DP (Jardim do Estádio) em suas casas, localizadas em um raio de 300 metros da distância da residência de Cosmo e onde ele foi assassinado, na Rua das Minas, Sítio dos Vianas. O menor disse, em depoimento, ter sido o responsável pelo disparo e a polícia considerou a fala plausível em comparação com o depoimento de familiares do vereador. Ele completa 18 anos na próxima semana.

O homem de 18 anos, em princípio, não está incluído entre os três encapuzados acusados de terem cometido o crime. Ele acabou preso por ter exposto vasto conhecimento sobre a ação e o imóvel do vereador. Será investigado por possível participação no ato.

Os outros dois que teriam participado da invasão ao domicílio de Cosmo foram identificados pela polícia e estão foragidos. Um deles tem 20 anos e, o outro, 16. A investigação apreendeu objetos pessoais do homem de 20 anos, incluindo celular que possuía conversa por mensagens com a namorada do suspeito relatando que a ação criminosa deu errado e ele fugiria, acompanhado dela, a Minas Gerais. A namorada também foi ouvida pela investigação do 6º DP e foi liberada.

Irmãos de Cosmo compareceram ao 6º DP ontem e afirmaram ainda estarem sob forte impacto emocional com a morte do parlamentar. Evitaram comentar a ação da polícia. Os dois suspeitos mantidos sob custódia foram acompanhados de suas mães, que evitaram conversar com a imprensa.

De acordo com relato da viúva Fabiana Pereira Cardoso, 35 anos, três homens encapuzados invadiram sua residência às 4h20 da segunda-feira em busca de R$ 200 mil em espécie. Sem o dinheiro em mãos, Cosmo apanhou e acabou sendo alvejado pelas costas, com um tiro na omoplata que pode ter atingido uma artéria – veia ligada diretamente ao coração – em frente ao filho de 11 anos. O vereador deixou outras duas filhas, uma de 9 anos e outra de 16, e a mulher, grávida de 3 meses.

Ferreira assume hoje cadeira na Casa

Carlos Roberto Ferreira (PDT) vai tomar posse na sessão de hoje, às 15h, no Legislativo andreense. O pedetista vai ocupar a cadeira do correligionário Cosmo do Gás, assassinado na segunda-feira.
O pedetista já foi vereador de Santo André por quatro mandatos (1989-1992, 1993-1996, 2001-2004 e 2005-2008). Antes do PDT, o parlamentar de 54 anos passou por PTB, PRN, PMDB e PSB.
No pleito de 2012, Ferreira conquistou 1.812 votos, ficando como segundo suplente – vai assumir porque Adonis Bernardes, primeiro reserva, morreu em 2013. Ele estava presente no velório de Cosmo e lamentou a morte do amigo.

A Câmara Municipal também prepara homenagem póstuma para Cosmo do Gás. Por essa razão, a solenidade em comemoração ao Dia da Mulher, inicialmente marcada para a terça-feira, e a abertura da mostra Mulheres que Fazem História foram remarcadas para terça-feira, às 19h.

ADIADO
Com a posse de Carlos Ferreira, a votação do projeto de pavimentação do Recreio da Borda do Campo, que tramita na Casa há mais de um ano e tinha a expectativa de acontecer hoje, deve ficar fora da ordem do dia novamente.

A pauta do Executivo andreense, capitaneado por Carlos Grana (PT), foi alvo de diversos requerimentos de integrantes do G-12, grupo dos vereadores independentes de Santo André, que pediram esclarecimentos sobre o investimento de R$ 12,9 milhões que será feito na região a partir de convênio de financiamento com a Caixa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;