Turismo Titulo
Lapônia: a terra do Papai Noel
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
24/12/2009 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


Nesta madrugada, Papai Noel circulará pelo mundo levando presentes às criancinhas. E quando o assunto é Natal, não existe lugar mais fascinante ao universo infantil do que a casa oficial do Bom Velhinho na longínqua Lapônia. É lá, mais precisamente no Monte Korvatunturi, na cidade de Rovaniemi, que o senhor de barbas brancas reside.

A Vila do Papai Noel fica a nove quilômetros da cidade, bem na entrada do Polo Norte. O local é frio, distante, e exige uma carteira recheada para gastos com transporte, alimentação e hospedagem. Mas a jornada compensa. Afinal, quem nunca sonhou em visitar uma fábrica de brinquedos, conhecer duendes e passear em trenós puxados por renas como nos filmes e animações natalinos?

O complexo turístico construído nas últimas décadas tem tudo isso, somado a restaurantes, lanchonetes, lojas de suvenires e correio que recebe cerca de 700 mil cartas por ano de crianças do mundo todo. O ápice da visita, porém, é o encontro com Papai Noel em seu imenso casarão de madeira que mescla as arquiteturas oriental e ocidental. Sentado ao lado de uma lareira, o velhinho recepciona as crianças com o tradicional ho, ho, ho e escuta os pedidos.

A cerca de dois quilômetros da Vila de Noel fica o Santa Park, espécie de parque de diversão erguido dentro de uma caverna de 8.000 metros quadrados, considerada o maior parque natalino do mundo, com pedalinhos, carrossel, renas, cinema e trenzinhos com duendes. Para se chegar lá, é preciso usar o transporte típico dos lapões: trenós puxados por renas ou cachorros. Ah, e não adianta discutir. Qualquer finlandês jura de pés juntos que o único Papai Noel verdadeiro é o de lá.

Outra boa pedida nada tem a ver com Papai Noel, esqui, trenós ou parque temático. Remete à boa música: em fevereiro, a Lapônia recebe o maior festival de blues e jazz da Finlândia.

Natureza singular

Nem só de Papai Noel, duendes e atrações natalinas vive a Lapônia. Com temperaturas que beiram os 30°C negativos no inverno e podem chegar a 50°C abaixo de zero, a região, pertencente à Finlândia, no Polo Ártico, é repleta de paisagens singulares, temperadas pelo sol da meia-noite no verão e pela deslumbrante aurora boreal no inverno.

Rovaniemi é a base para uma infinidade de turistas atraídos por esqui de fond (modalidade light de esqui), snowmobile e pelos emblemáticos trenós puxados por cachorros da raça huskie. As famosas renas rondam os campos gelados e as florestas de pinheiros.

Em outubro, a neve começa a cair e a Lapônia ganha a paisagem pela qual ficou conhecida: um mundo branco e gelado cortado por trenós. Festa para os amantes de esportes de inverno e para os olhos de qualquer visitante: cenários de cinema habitam a região que, como se não bastasse, ainda serve de palco no inverno ao espetáculo da aurora boreal.

Um show de cores e luminosidade. As poucas horas de claridade nesta época do ano não impedem que o dia renda o suficiente para o turista aproveitar todas as atrações.

Uma visita obrigatória é aos museus da Lapônia e Ártico. Abrigados em uma enorme cúpula de vidro, eles têm mostra permanente sobre a cultura e as tradições dos lapões e do povo sami, primeiro a habitar essa região do globo.

Interessante também é a exposição sobre a fauna e flora locais. Para saborear plenamente a estada na Lapônia, não deixe de fazer os safáris de snowmobile ou de trenó nas fazendas de rena.

Já o Parque de Ranua, o mais setentrional zoológico do mundo, reúne animais típicos, como o urso-polar. Não menos pitoresco é o passeio em snowmobile por lagos gelados e florestas recobertas de neve. Mas não deixe de se agasalhar bem, já que o frio é intenso. E, de volta a Rovaniemi, renda-se à deliciosa e farta culinária local, à base de peixes defumados e pães tão saborosos quanto ricos em fibras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;