Cultura & Lazer Titulo
Clarice Lispector ganha caderno literário nesta segunda-feira
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
13/12/2004 | 10:29
Compartilhar notícia


O IMS (Instituto Moreira Salles) lança neste domingo, a partir das 19h, no Centro de Cultura Judaica de São Paulo (r. Oscar freire, 2.500, São Paulo. Tel.: 3065-4333), a edição especial dos Cadernos de Literatura Brasileira dedicado à escritora Clarice Lispector (1920-1977). A revista semestral do Instituto (R$ 80), numa edição diferenciada com numeração dupla e cerca de 350 páginas, revisita a obra da ficcionista que chegou ao Brasil em 1922. Na ocasião, haverá também uma palestra da professora Berta Waldman, da USP (Universidade de São Paulo), sobre a presença judaica no texto clariciano.

Ucraniana de nascimento, Clarice se dizia brasileira, nordestina, qualquer coisa. Isso pouco importava para a mulher que viveu em Maceió, Recife, Belém e no Rio, além de ter passado temporadas em países como Itália, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos.

Lançado primeiro no Rio, no último dia 9, aniversário de morte da escritora, o novo número da publicação traz a sessão Manuscritos, que apresenta pela primeira vez aos leitores os originais de A Hora da Estrela, o último livro que Clarice viu editado. Em Ensaios, a revista reúne textos de críticos e ensaístas sobre o trabalho da escritora.

Entre os destaques dos Cadernos de Literatura Brasileira estão os capítulos Confluências, composto por depoimentos como do economista Paulo Gurgel Valente, filho da autora, e do escritor Lêdo Ivo; e Clarice por Ela Mesma, que consiste em um levantamento de suas declarações a respeito das obras que escreveu e de si. Fecham a edição Geografia Pessoal, com fotografias feitas por Edu Simões, Memória Seletiva, painel cronológico preparado pela biógrafa da autora, Nádia Battella Gotlib, e Guia, com dados bibliográficos de Clarice.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;