Diarinho Titulo Confronto na Copa
Contra Argélia, belgas apostam em experiência
Caroline Garcia
Diário do Grande ABC
25/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Bélgica, um dos 13 países que estiveram na primeira Copa do Mundo, em 1930, enfrentará a Argélia, que participará de seu quarto Mundial. O confronto das seleções do Grupo H (no qual também estão Rússia e Coreia do Sul) vai acontecer no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 17 de junho, às 13h.

No começo deste mês, a seleção belga, comandada por Marc Wilmots, levou um susto. O atacante Christian Benteke (Aston Villa, Inglaterra), um dos principais jogadores, rompeu o tendão de Aquiles e não poderá atuar na Copa. Em compensação, o meia Adnan Januzaj (Manchester United, Inglaterra) escolheu os Diabos Vermelhos (apelido da seleção belga) para vestir a camisa. Ele também poderia ter optado por jogar pela Turquia, Albânia, Sérvia ou Inglaterra. Outros destaques são os atacantes Romelu Lukaku (Everton, Inglaterra) e Eden Hazard (Chelsea, Inglaterra).

Esta será a 12ª participação da Bélgica em um Mundial. A melhor classificação foi em 1986, quando alcançou as semifinais, mas acabou perdendo para a Argentina.

A Argélia, conhecida como Raposa do Deserto, não é um dos times favoritos do grupo. Sua primeira participação na Copa ocorreu somente em 1982. Conseguiu se classificar também em 1986 e 2010, quando marcou apenas um ponto e foi para casa já na primeira fase.

Entre as estrelas que estão na lista dos pré-convocados (a relação oficial sairá em 1º de junho) do técnico bósnio Vahid Halilhodzi está o meia Ryad Boudebouz (Bastia, França), considerado uma das revelações do país, o lateral Faouzi Ghoulam (Napoli, Itália) e o meia Nabil Bentaleb (Tottenham, Inglaterra).

A seleção argelina se hospedará em Sorocaba, enquanto a Bélgica ficará em Mogi das Cruzes, ambas cidades do Estado de São Paulo.

Bélgica

Nome oficial: Reino da Bélgica.

Capital: Bruxelas.

Localização: Europa Ocidental. É banhado pelo Mar do Norte. Faz fronteira com França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda.

Área: 30.528 km².

População: 10,4 milhões.

Relevo, clima e vegetação: O território é formado por planícies costeiras no Noroeste e montanhas nas regiões Central e Sudeste. O clima é temperado, chove bastante durante o ano, mas o inverno não é muito frio, e o verão também não é excessivamente quente. No litoral, há dunas de areia. No Centro podem ser encontrados vales férteis, com bastante vegetação. A floresta de Ardenas fica no Sudeste.

Idiomas oficiais: Holandês, francês e alemão.

Moeda: Euro.

Esporte popular: Futebol.

Governo: Monarquia parlamentarista. O rei é Filipe da Bélgica e o primeiro-ministro, Elio Di Rupo.

Economia: O setor de serviços é o mais importante do país, com destaque também para a indústria, principalmente nas áreas de engenharia, automobilística, processamento de alimentos e bebidas. A agricultura representa menos de 1% da economia.

Curiosidades: Na Antiguidade, integrou o Império Romano. Declarou-se independente da Holanda em 1830 e, um ano depois, o rei Leopold I subiu ao trono. Foi ocupada pelos alemães durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Bruxelas é sede da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Na gastronomia, destaque para o chocolate belga, um dos mais sofisticados do mundo. É a terra do cartunista Hergé, criador do Tintin.


Argélia

Nome oficial: República Democrática e Popular da Argélia.

Capital: Argel.

Localização: Norte da África, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Marrocos e Saara Ocidental.

Área: 2.381.741 km².

População: 38,8 milhões.

Relevo, clima e vegetação: Grande parte do território é formada por planaltos e desertos. Há ainda montanhas e planícies. O clima é árido, com invernos chuvosos e verões secos. Por causa de parte do Deserto do Saara que se situa no país, a vegetação é escassa. Existem importantes oásis (áreas com plantas e nascente de água no meio do deserto), onde cidades se desenvolvem.

Idioma oficial: Árabe.

Moeda: Dinar argelino.

Esportes populares: Atletismo e futebol.

Governo: República semipresidencialista. O presidente é Abdelaziz Bouteflika e o primeiro-ministro, Abdelmalek Sellal.

Economia: Destaque para as indústrias petrolífera, de gás natural, mineração, elétrica e processamento de alimentos. Setor de serviços e agropecuária também são importantes. Os principais produtos são trigo, uvas, cevada, aveia, azeitonas e frutas cítricas.

Curiosidades: A Argélia foi habitada pelo homem desde a Antiguidade, por isso, possui diversos monumentos históricos, como sítios arqueológicos e templos. As ruínas de Timgad foram usadas no ano 100 como proteção pelos militares contra ataques do povo berbere, que ainda hoje habita o Norte da África. Atualmente, o local é protegido pela Unesco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;