Internacional Titulo
Meio-irmão de Saddam Hussein é preso no Iraque
Por Da AFP
27/02/2005 | 17:38
Compartilhar notícia


As autoridades de Bagdá anunciaram neste domingo a prisão de Sabaui Ibrahim al-Hassan al-Tikriti, meio-irmão de Saddam Hussein, um dos integrantes do antigo regime iraquiano mais procurados pelos Estados Unidos.

Em um comunicado, o governo iraquiano apresentou a captura como um "exemplo da determinação de prender e julgar os criminosos que cometeram carnificinas e têm as mãos manchadas de sangue do povo iraquiano". "O preso participou de maneira ativa no planejamento, supervisão e execução de muitos atos terroristas no interior do Iraque", diz o texto.

O chefe do serviço de inteligência do ministério do Interior, Hussein Ali Kamel, confirmou a prisão de Sabaui Ibrahim al-Hassan no Iraque, mas se recusou a divulgar detalhes sobre a data, local e circunstâncias da captura. Entretanto, a TV Al Jazeera afirmou que o preso foi entregue pela Síria às autoridades iraquianas. O governo sírio estaria interessado em mostrar boa vontade com os Estados Unidos, após receber severas críticas nos últimos dias.

Ainda não se sabe se o meio-irmão do ditador, também suspeito de financiar a guerrilha, teria sido capturado pelo exército americano ou pelas tropas iraquianas. O comunicado oficial é vago sobre o tema, atribuindo a prisão às forças de segurança no Iraque.

Sabaui Ibrahim al-Hassan aparece na 36ª posição da lista de 55 personalidades mais procuradas do antigo regime. Ele foi conselheiro de Saddam Hussein e diretor de inteligência, um cargo chave na ditadura, que lhe dava poder sobre a administração dos temas de segurança. Sua captura se soma a de seus irmãos Watban Ibrahim al-Hassan e Barzan Ibrahim al-Hassan.

Procurados - Depois da prisão no Iraque de um dos meio-irmãos de Saddam Hussein, Sabaui Ibrahim al-Hassan, apenas dez das 55 personalidades mais procuradas do regime do ex-presidente continuam foragidas.

Sabaui Ibrahim al-Hassan era o número 36 da lista negra. Foi conselheiro de Saddam Hussein e diretor do serviço de inteligência, um dos postos-chave do ex-regime.

Entretanto, entre as personalidades ainda foragidas está Ezzat Ibrahim al-Duri, número dois do antigo regime, cuja cabeça tem um preço de US$ 10 milhões. O prêmio pelos outros é de US$ 1 milhão.

A seguir o nome das autoridades do governo de Saddam Hussein foragidas, segundo sua posição na lista feita pelos americanos.

6 - Ezzat Ibrahim al-Duri, vice-presidente do CCR(Conselho do Comando da Revolução).

7 - Hani Latif Tilfah, diretor das forças especiais de segurança.

14 - Saifeddin Fulayh Hassan, chefe de Estado-Maior da guarda republicana.

15 - Rafiq Abdel Latif Tilfah, diretor da Segurança Geral.

16 - Taher Jalil Habbuch, serviço de inteligência.

21 - Rukan Razuki Al-Ghafar Souleiman Al-Majid, chefe do departamento de assuntos tribais.

40 - Abdel-Baqi Al-Karim Abdala, chefe do Baath de Diyala.

44 - Yahya Abdallah Al-Obeidi, chefe do Baath de Basra.

45 - Nayef Chindakh Thamir, chefe do Baath da província de Salaheddin.

49 - Rachid Taan Kazem, chefe do Baath para a província de Al-Anbar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;