Economia Titulo
Receita libera hoje consulta a primeiro lote de restituições
Por Da Agência Brasil
08/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Receita Federal libera hoje consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, ano-base 2009. Tradicionalmente, os idosos e os contribuintes que enviaram a declaração na abertura do prazo, pela internet, têm prioridade.

Neste lote, serão liberadas 1,479 milhão de restituições. O dinheiro será creditado na conta do contribuinte no dia 15, com correção de 1,75%. Para saber se foi incluído no lote, é preciso acessar a página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) na internet ou ligar para o ReceitaFone (146).

Também poderão ser consultados a partir de hoje dois lotes residuais do Imposto de Renda Pessoa Física, um de 2009 (ano-base 2008) e outro de 2008 (ano-base 2007).

Os três lotes englobam 1.517.603 contribuintes com direito à restituição, o que totaliza montante de R$ 1,8 bilhão. Referente a 2009, a correção será de 10,21% e no do exercício 2008, de 22,28%.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 terminou no dia 30 de abril. Até essa data, a Receita recebeu 24.678.741 documentos.

Segundo o órgão, os valores não sofrerão quaisquer acréscimos, independentemente da data em que o contribuinte receber a restituição, e estarão disponíveis no BB (Banco do Brasil).

Se o depósito não for feito, o contribuinte poderá ir a uma agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento banco para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer instituição financeira.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o formulário eletrônico - pedido de pagamento de restituição, disponível na internet. Caso não concorde com o valor da restituição, poderá receber o valor disponível no banco e solicitar a diferença na unidade local da Receita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;