Economia Titulo
Empresa que mede sinalização se fortalece
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/06/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A tecnologia genuinamente brasileira da empresa andreense Easylux está se consolidando no Exterior. Fabricante de equipamentos de medição de sinalizações viárias (para verificar se placas de trânsito, faixas de pedestre e os chamados olhos de gato nas ruas são visíveis à noite), a companhia já tem praticamente 50% do faturamento proveniente do mercado internacional.

Fundada há cinco anos e há três recebendo o apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - programa da Prefeitura de Santo André, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para incentivar projetos inovadores - a Easylux vem ampliando a linha de produtos.

Além do retrorrefletômetro (nome do equipamento) horizontal, para medir faixas e olhos de gatos no chão, a empresa passou a contar mais recentemente com produto para medição vertical, desenvolvido para placas de trânsito. "O vertical está sendo bem aceito, já exportamos para Chile, Portugal e Itália", afirma o diretor técnico, Gustavo Paolillo.

Segundo o executivo, o mercado internacional tem mais quatro a cinco fabricantes que atuam nesse segmento, mas a brasileira tem se sobressaído. "O nosso produto é o menor do mundo. Em termos de preços, não conseguimos ser muito competitivos, mas nossa tecnologia é superior", diz.

Paolillo cita que seu equipamento, que é patenteado, tem 15 centímetros, bem menor que os tradicionais no Exterior, que medem 40 centímetros. Também é bem leve (800 gramas), frente aos 3 quilos. A medição pode ser feita em menos tempo (um segundo, contra três da concorrência, segundo ele).

Em relação à presença no Exterior, o diretor avalia que em outros países a consciência em relação à preocupação com a segurança é mais disseminada que no Brasil. Mesmo assim, já fez vendas no País para órgãos públicos como Infraero, DER, para escolas, como o Instituto Mauá de Tecnologia, e para a companhia 3M do Brasil, por exemplo.

DIVERSIFICAÇÃO
A Easylux se prepara para diversificar, mas sem sair do segmento de instrumentos de medição. "Vamos trabalhar na área de tintas e vernizes", afirma Paolillo, sem revelar mais detalhes do plano, que ainda está em gestação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;