Memória Titulo
O território do Montanhão ocupado

Vila São Pedro, em São Bernardo, faz parte...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Vila São Pedro, em São Bernardo, faz parte do chamado Território do Montanhão, ontem ocupado por imigrantes que chegaram da Europa, especialmente da Itália, a partir da segunda metade do século 19; hoje habitado por gente de todo o Brasil, especialmente do Nordeste.

Os italianos desenvolveram atividades rurais no Montanhão: plantando, cortando lenha e fazendo carvão; os migrantes utilizam a área para atividades urbanas.
Visitamos o Montanhão dentro do projeto de construção da memória desenvolvido pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura.

Descobrimos Zeca Alfredo, José Alfredo dos Santos, o Poeta da Vila São Pedro. Ele é autor do livro O Cheiro Verde do Verso (São Paulo: editora Casa do Novo Autor, 2009). Alagoano, Zeca escreve: "Numa noite sem energia elétrica, quem me dera se eu fosse a lareira que te aquece, para ficar brilhando nos teus olhos, protegendo-te da escuridão".

Na Vila Alto da Bela Vista entrevistamos Martinho Monteiro. Piauiense. Ele veio de Diadema quando da formação do núcleo, entre 1988 e 1989. "Passava das sete horas da noite, era um breu só", conta ele, ao lembrar que nem luz elétrica havia.

Na Vila São Pedro, um jovem, João Medeiros dos Santos, nascido em 1971 na Paraíba, nos mostrou fotos de quando o bairro estava sendo formado. Fotos como a que publicamos hoje, de uma casa em construção em que aparecem, ao fundo, os morros ainda desocupados da área - e hoje todos ocupados e em processo de urbanização.

EQUIPE 

Nos acompanharam à área da Vila São Pedro os agentes Ronaldo de Araújo Couto e Antonio Vicente de Souza (Saracura), a animadora cultural Neusa Borges e o biólogo Claudinei Correia de Mello.

Livro
Hoje é o aniversário de Anita Malfatti. Oportunidade para comprar o livro em que a Callis Editora revela a infância dessa artista que é considerada a primeira representante do Modernismo. A autoria é de Carla Caruso, com ilustrações de Ângelo Bonito. Preço: R$ 21. Anita Malfatti viveu em Diadema, no tempo da Vila Conceição.

Sorocabinha 

Lembrando: amanhã, a partir das 10h, será lançado o livro com a história de Sorocabinha, artista do interior de São Paulo que fez dupla com Mandi. Música brasileira pura. O lançamento será na escola que leva o nome de Sorocabinha, na Rua Tiradentes, na Vila do Tanque.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 2 de dezembro de 1981

Destaque - Na crise financeira do Vaticano, igrejas do Grande ABC, a pedido da CNBB, enviam contribuições arrecadadas na coleta das missas do último domingo.

Memória - Instituto Metodista formaliza o Núcleo de Estudo da Memória Popular do Grande ABC. Na coordenação, professor José Marques de Melo.

Editorial - Distensão, vitória ou malogro de todos?
Correios - Disque 135 para passar um telegrama. O número vale para a maioria das cidades onde o serviço funciona.

Política (Aleksandar Jovanovic) - Pacote confirma sublegendas, mas retira poder de decisão aos diretórios municipais.

Comunicado - A Mercedes-Benz distribuirá cestas de alimentos às famílias dos colaboradores desligados da empresa em agosto último e que têm filhos menores de 14 anos.

Polícia - Mata colega de trabalho e ajuda a carregar caixão.

EM 2 DE DEZEMBRO DE...
1921 - Jacob Valentino Bassoli nasce no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo. Foi diretor e conselheiro do Meninos FC.
1971 - Instituições Senador Flaquer, de Santo André, inauguram a Biblioteca Edgar Alves de Souza. Senhor Edgard foi um dos iniciadores e principal batalhador para a formação da biblioteca.
1996 - Fundada a Estação Primeira do Centro, em Diadema.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Araçatuba, Avaí e Presidente Alves.

Trabalhadores
Nascem em 2 de dezembro:

1902 - Anastácio Delfino Burgano, da Espanha. Operário da unidade rayon da IRFM. Residia na Vila Gerty.
1926 - Raul José Billi. Auxiliar de laboratório da Eletrocloro. Residia à Rua Rubião Júnior, 211, em Ribeirão Pires.
1930 - João Leite de Andrade, de Sergipe. Operário da Eletrocloro. Residia na Vila Elclor.
Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 
Dia Nacional da Astronomia, Dia Nacional do Relações Públicas, Dia Nacional do Samba e Dia Pan-Americano da Saúde.

SANTOS DO DIA 
Bibiana, Crisólogo e Martana. E mais: Ita Ford, Maura Clarke, Dorothy Kazel e Jean Donavan.
Santa Bibiana ou Viviana viveu no século 4º. É uma das padroeiras de Sevilha, na Espanha.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;