Setecidades Titulo Usina de lixo
Moradores de Mauá aprovam incinerador

Projeto para geração de energia foi debatido durante audiência pública realizada pelo Consema

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
13/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Os moradores da Vila Carlina, bairro vizinho ao aterro da empresa Lara, em Mauá, local onde a iniciativa privada pretende construir uma URE (Unidade de Reaproveitamento Energético) aprovam o projeto. A afirmação é do presidente da associação Vila Nova, Rudnei Donisete, 37 anos.

A fala foi feita durante audiência pública realizada ontem pelo Consema (Conselho Estaudal do Meio Ambiente) para apresentação e debate do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento no Teatro Municipal de Mauá. Donisete pontuou que tem conversado com os moradores e a avaliação é a de que o projeto será benéfico para o bairro e para a cidade, já que trará desenvolvimento.

A associação representa os cerca de 800 munícipes do local. “A região gera 2.000 toneladas de lixo ao dia e apenas a reciclagem e o envio ao aterro não dão conta”, justificou. Donisete avaliou que toda iniciativa que colabore com a gestão do lixo é bem-vinda. “O projeto da URE é bom e o trabalho dos catadores também”, completou.

Além do morador, dezenas de pessoas participaram da audiência. A empresa Lara, responsável pela usina, apresentou as futuras instalações, os benefícios do incinerador para geração de energia (cerca de 80 megawat/hora) e redução de resíduos. O projeto está estimado em R$ 900 milhões. Manifestaram-se em apoio ao empreendimento, entre os representantes da sociedade civil, a Abren (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos) e a Aepis (Associação das Empresas do Polo Industrial do Sertãozinho).

Nas falas contrárias, posicionaram-se representantes de cooperativas e movimentos de catadores, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires e a Aliança pelo Resíduo Zero.

O Consema vai analisar todas as colocações para deliberar se há viabilidade ambiental para o empreendimento. Os interessados em sugerir alterações e/ou fazer questionamentos têm cinco dias úteis para encaminhar o material pelo e-mail consema@sp.gov.br. Não há prazo definido para a deliberação do colegiado. A audiência pública é parte obrigatória para o processo de licenciamento ambiental, que precede as futuras licenças de instalação e operação da usina, se o projeto for aprovado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;