Política Titulo Palestra em Diadema
Juiz defende aporte em educação para combater corrupção
Por Daniel Tossato
do dgabc.com.br
01/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O juiz Glauco Costa Leite, titular da 3ª Vara Cível de Mauá, opinou que investimento em educação pode ser um dos meios de amenizar a corrupção sistêmica que assola o País. A análise foi feita durante palestra realizada na Igreja Matriz de Diadema, organizada pela Pastoral Fé e Trabalho, na noite de quarta-feira. Nem mesmo o forte calor espantou as mais de 100 pessoas que acompanharam a palestra.

“O País tem que realizar grande investimento em educação, principalmente na educação de base. Tenho certeza que este é um caminho para a diminuição da corrupção”, declarou.

Além da educação, o magistrado pontuou que mais ferramentas cedidas pelo próprio poder público podem ser usadas pela população para sanar o problema de crimes relacionados à corrupção. Outro exemplo seria a Lei de Acesso à Informação, sancionada em 2011. “A Lei de Acesso à Informação chegou com muito atraso ao Brasil. Temos países onde essa ferramenta já auxilia os cidadãos há muito tempo.”

Durante grande parte da palestra, o juiz falou pausadamente, em linguajar simples com o objetivo de passar aos interessados informações importantes de como funcionam as políticas públicas no País. Discorreu sobre as funções de um conselho tutelar, sobre como funciona os litígios, como se resolvem imbróglios que envolvam pequenos acidentes de trânsito.

Os espectadores, a maioria formada por idosos, participaram ativamente da palestra, seja comentando entre si ou opinando durante a explanação de Leite. Por fim, quando abriu a sessão de perguntas, longa fila de curiosos se formou para questioná-lo. Entre as questões, as relações entre o município e o cidadão, a reforma trabalhista e o que esperar do novo governo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;