Economia Titulo
Brasil faz acordo automotivo com a Argentina
Das Agências
02/12/2000 | 15:29
Compartilhar notícia


Negociadores brasileiros acertaram um acordo automotivo na semana passada e acabam de elevar de 30%, para 44% o índice de nacionalizaçao de peças dos carros produzidos pela Argentina.

Com o acerto, a Argentina vai poder usar mais peças fabricadas no país para montar seus carros.

O acordo TEM aval da Organizaçao Mundial do Comércio (OMC) e prevê que os veículos produzidos pelo Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devam ter até 60% de peças fabricadas entre eles. Nao importa a procedência da peça desde que venha do Mercosul.

Apesar de estar sacramentado no acordo, a Argentina passou a considerar que, para efeito do chamado ``índice de nacionalizaçao de peças', só iria contabilizar o que fosse fabricado dentro do país, tirando do cálculo do índice as peças vindas dos demais países do Mercosul. A partir de agora, Argentina vai passar a considerar a fórmula de cálculo proposta pelo Mercosul mas, em compensaçao, elevou de 30% para 44% a possibilidade de utilizar peças nacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;