Política Titulo Queda de braço
Sindicato acusa FUABC de apropriação indébita em pagamentos

Categoria também cobra 13º e ameaça greve; entidade admite falha

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais uma queda de braço envolvendo funcionários terceirizados que atuam no Cosam (Complexo de Saúde de Mauá) e a FUABC (Fundação do ABC), responsável pelos contratados, foi registrada. Desta vez, a categoria acusa a entidade de apropriação indébita de valores que deveriam ser utilizados para pagamento de empréstimos consignados.

Por meio de nota, o SindSaúde ABC (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Saúde do Grande ABC) acusou a FUABC de descontar parcelas de empréstimos consignados na folha de pagamento de alguns trabalhadores e de não efetuar o repasse aos bancos. “O Sindicato orientou os trabalhadores a registrarem BO (Boletim de Ocorrência) e enviarem para o sindicato, juntamente com a carta do banco cobrando o pagamento e o holerite comprovando o desconto”, diz o comunicado do SindSaúde enviado ontem à imprensa. “Com esses documentos o sindicato vai processar a empresa criminalmente por apropriação indébita e estelionato”, promete o presidente Almir Rogério Mizito.

Também por meio de nota, a FUABC admitiu que “houve um problema de sistema no mês de dezembro, mas que foi solucionado sem prejuízo aos funcionários da unidade”.

Na mesma nota em que acusa a FUABC de apropriação indébita, o SindSaúde também afirma que o pagamento do 13º salário dos funcionários que atuam em Mauá não foi pago integralmente e convoca os terceirizados a promoverem ato hoje, às 5h30, em frente ao Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini para, além de protestar, decidir a data do início da greve. Segundo a entidade sindical, a paralisação foi aprovada em assembleia realizada na semana passada. “Os funcionários da FUABC estão passando por uma situação humilhante e podem não ter outra saída senão utilizar o último recurso diante da intransigência patronal: a greve”, diz a carta a ser distribuída pelo SindSaúde.

Sobre a possível greve, a FUABC não se manifestou. Quanto aos pagamentos do 13º salário, a entidade alegou que “de fato, foi pago parcialmente” e que “aguarda repasse financeiro da Prefeitura de Mauá para efetuar os pagamentos”. Procurado, o Paço mauaense não respondeu aos questionamentos do Diário.

Ao todo, são 942 trabalhadores vinculados à FUABC que atuam nos equipamentos de Saúde de Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;