Nacional Titulo
Foliões lotam ladeiras de Olinda à espera do Galo da Madrugada
Por Das Agências
25/02/2006 | 07:55
Compartilhar notícia


Quando o clube de máscaras Galo da Madrugada i-niciar neste sábado, às 9h30, o seu 29º desfile pelas ruas do bairro de São José e pelo Centro do Recife, em Pernambuco, as ladeiras da vizinha Olinda já terão registrado a passagem de mais de 50 blocos e troças desde sexta-feira, numa festa sem trégua. Outras 60 agremiações – entre elas Eu Acho é Pouco e Ceroulas – prometem animar os foliões até a meia-noite, quando sai O Homem da Meia-Noite, o boneco gigante mais antigo da cidade, criado em 1932.

A maratona não pára nem na madrugada, e no dia seguinte a rotina do sobe e desce atrás das orquestras de frevo se mantém. O frevo divide o domínio rítmico com maracatus, caboclinhos, sanfonas e rabecas, afoxés, forró e tecno. E também com grupos de foliões que necessitam apenas de uma lata e alegria para criar uma nova troça. A descontração do Carnaval olindense está no nome de muitos de seus blocos, como Os Cansados e as Derrubadas e É Hoje que a Mangueira Entra.

A Prefeitura de Olinda não tem estimativa do número de pessoas que participam do seu Carnaval, dia-a-dia. Muitos preferiam curtir Olinda sexta-feira, antes da chegada do Galo da Madrugada. A cidade já estava coalhada de gente, mas ainda era possível transitar razoavelmente por suas ruas estreitas em parte já tomadas por barracas de bebida e comida.

Neste sábado, no entanto, quando o fenômeno o Galo da Madrugada – o maior bloco do mundo, de acordo com o Guiness Book – pisar nas ladeiras, um milhão de pessoas devem dançar ao som de 25 trios elétricos.

Bahia – Sexta-feira, as ruas de Salvador estavam lotadas. Bono Vox e o guitarrista The Edge, do U2, compareceram ao camarote do ministro da Cultura, Gilberto Gil, o que colaborou para lotar ainda mais as ruas. O cantor irlandês entrou no clima e cantou com Ivete Sangalo, quando ela passou com o trio elétrico em frente do camarote. Arriscou também uma música de Bob Marley. O vice-primeiro ministro da Cultura de Angola, Virgilio Coelho, também foi prestigiar o Carnaval baiano sexta-feira. Ele desfilou no bloco Olodum pelo centro histórico da cidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;