Setecidades Titulo
Finanças são destaque em ação social
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
25/05/2006 | 08:00
Compartilhar notícia


O Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social do Diário com apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra, Instituto Embelleze e a Congaz, com patrocínio das Casas Bahia e a Universidade Metodista de São Paulo, dará aos munícipes de Rio Grande a chance da tirar dúvidas sobre a cobrança de taxas e impostos municipais sem precisar recorrer ao posto de atendimento da Secretaria de Finanças. A ação ocorre neste domingo, dia 28, a partir das 8h, na Emei Raquel Silveira Monteiro, conhecida como Emei Central.

O munícipe poderá, por exemplo, obter informações sobre sua dívida com a administração municipal, planejar o parcelamento do montante devido para, já na segunda- feira, iniciar a quitação.

A Prefeitura entende que, muitas vezes, o cidadão não tem tempo de se dirigir ao posto de atendimento da Secretaria, instalado dentro da sede da administração municipal. Por isso, a estrutura do posto será transferida para o estande instalado no colégio, já que não é possível prestar informações tributárias específicas a cada cidadão sem o sistema de cobranças da Prefeitura. Os computadores e a equipe técnica ficarão até o fim do evento à disposição da população. “Por dia, atendemos mais ou menos 30 pessoas aqui. No domingo, esperamos atender mais de 100 lá na escola”, diz a diretora do Departamento de Finanças da Prefeitura, Marlene Nunes dos Santos Oliveira.

Com essa migração para a Emei Central, a capacidade de atendimento na ação social será a mesma da encontrada no Departamento de Finanças. “A única coisa que não será possível é a emissão de boletos, porque o evento será no domingo e não haverá bancos abertos para receber o recolhimento”, explica a diretora Marlene. Se não fosse por esse detalhe, seria possível parcelar a dívida ainda durante a ação social.

No posto será possível ainda receber instruções gerais sobre alíquotas dos impostos e haverá tira-dúvidas para todos os serviços. Os atendentes orientarão o contribuinte a parcelar os débitos e quitar a dívida ativa no fórum.

Mas os serviços não serão só de informação e orientação. O munícipe pode executar algumas tarefas, como a atualização no cadastro de contribuintes do no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cobrado de residências e salões comerciais, e no ISS (Imposto Sobre Serviços), cobrado das empresas. Essas atividades serão feitas na hora.

Dinheiro – Não são só as pessoas que precisam quitar débitos municipais que terão atenção no Diário do Grande ABC nos Bairros deste domingo. A Prefeitura está preparando também um estande do Banco do Povo, programa de microcrédito para pequenos empreendedores. Assim como no atendimento do Departamento de Finanças, o munícipe terá informações para obter uma linha de crédito do programa. Outro estande que pode mexer no bolso dos moradores de Rio Grande será o do Procon, para prestar informações ligadas à defesa do consumidor. A ação social de Rio Grande está prevista para ocorrer até as 16h.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;