Cena Política Titulo
Mendonça joga briga da UFABC a sucessor
Por Fábio Martins
04/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ministro da Educação do governo Michel Temer (MDB), Mendonça Filho (DEM-PE) vai se desincompatibilizar do cargo no alto escalão até sexta-feira e deixará a responsabilidade da nomeação do novo reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC) para o sucessor, que ainda não foi escolhido pelo emedebista – o nome mais cotado para substituir o democrata, a princípio, é o da secretária executiva da Pasta, Maria Helena Castro, filiada ao PSDB. Embora o MEC sustente que a definição na reitoria cabe ao presidente, a Pasta é quem trata internamente da questão. O caso se arrasta desde novembro, quando Dácio Roberto Matheus saiu como vencedor de processo eleitoral da instituição. O atraso na nomeação, no entanto, conforme já mostrado pelo Diário, pode ser somente pano de fundo do governo para se evitar a escolha de Dácio. Isso porque teria chegado ao Planalto a informação de que o mais votado no pleito da UFABC compactuaria com ideias mais alinhadas ao PT.

BASTIDORES

Batoré se filia ao PTB
Ex-vereador de Mauá, Ivann Gomes, o Batoré, se filiou ontem ao PTB. A ficha de filiação foi abonada pelo presidente paulista da legenda, deputado Campos Machado, em ato realizado na Capital. O ingresso do parlamentar – eleito para dois mandatos (de 2009 a 2012 e de 2013 a 2014) –, no entanto, não deve significar entrada na concorrência por voto. “Hoje o Batoré chega ao PTB, mesmo sem ter pretensões eleitorais, mais maduro e pronto para servir e, isso, nos dá uma grande alegria e profunda honra em tê-lo conosco”, alegou Campos. Em 2014, o humorista teve o mandato cassado por infidelidade partidária – à época, reclamou de perseguição na Câmara. Após o episódio, emplacou papel em novela da Rede Globo.

Casos de Família
O presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, requerendo a suspensão do aumento da tarifa de ônibus na cidade – foi de R$ 4,20 para R$ 4,40 na sexta-feira. A Justiça, contudo, já negou a tutela antecipada. A ação expõe o racha do parlamentar e dirigente do Legislativo com o prefeito Lauro Michels (PV), seu primo, principalmente depois de o verde rechaçar apoio à sua candidatura a deputado. Recentemente, o socialista encabeçou requerimento exigindo que o governo corrigisse cálculo de recebimento de férias dos servidores da Educação, que tiveram horas extras e jornadas suplementares retiradas do cômputo.

Donisete Braga perto da mudança
Com baixas expectativas de se eleger pelo petismo – e sem esperanças de acordo com Oswaldo Dias, com quem poderia dividir votos em Mauá –, o ex-prefeito Donisete Braga já teria sinalizado a pessoas próximas que tende a deixar a legenda que milita desde o início de sua trajetória política. O petista cogita lançar-se no páreo como candidato a deputado estadual e tem sido fortemente sondado por algumas siglas, como PDT e PTB. Nos últimos dias, o Pros e o Podemos também fizeram convite.

Ofensiva
Por falar em Podemos, ex-PTN, que coloca candidatura à Presidência, com Álvaro Dias, e ontem anunciou apoio ao pleito do vice-governador Márcio França ao governo de São Paulo, tem feito ofensiva sobre políticos da região na busca por fortalecer a chapa de nomes proporcionais. Além de Donisete, o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB), o vereador andreense Toninho de Jesus (PMN) e o atual vice-prefeito de Diadema, Márcio da Farmácia (PV), são alvos para compor a lista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;