Política Titulo
Serra anunciará candidatura ao governo na quinta-feira
Por
27/03/2006 | 23:34
Compartilhar notícia


O prefeito José Serra (PSDB)anunciará quinta-feira, véspera da data-limite para a desincompatibilização, a sua candidatura ao governo do Estado; nesta quarta-feira, o governador Aécio Neves (PSDB-MG) anuncia, em Belo Horizonte, que concorrerá à reeleição. Os dois sofreram intensa pressão nos últimos dias para serem candidatos nos dois principais estados. O partido pretende escalar “o time principal” para as eleições de outubro, como forma de apresentar palanques estaduais fortes para apoiar o pré-candidato Geraldo Alckmin.

A estratégia pode levar o presidente do partido, senador Tasso Jereissati, a se candidatar ao governo do Ceará, onde o atual governador Lúcio Alcântara, mal nas pesquisas, é ameaçado pelo irmão do ministro Ciro Gomes, Cid. Nos estados em que não tem candidaturas viáveis, o PSDB busca se aproximar do PMDB. Um exemplo disso é o Rio de Janeiro, onde já existe um pré-acordo com o senador Sérgio Cabral Filho, candidato do partido ao governo estadual. Amigo pessoal de Aécio, ele já prometeu apoio a Alckmin ainda no primeiro turno.

Essa conversa não aconteceu à revelia do pré-candidato presidencial Anthony Garotinho; pelo contrário, o ex-governador fluminense também já conversou com Alckmin e sinalizou favoravelmente ao acordo, se a sua candidatura presidencial – abalada pela decisão do Supremo Tribunal Federal de manter o princípio da verticalização para as eleições deste ano – não se concretizar.

Nos últimos dias, pelo menos dois integrantes do triunvirato que coordenou a escolha do candidato presidencial do PSDB – o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Aécio Neves – disseram a amigos que a candidatura de Serra está resolvida. “Pode cravar”, adiantou um auxiliar-chave do prefeito de São Paulo. Na estratégia do PSDB, a candidatura de Serra a governador de São Paulo significa que o partido larga como favorito ao governo que detém há 12 anos e que Alckmin terá um palanque forte São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;