Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como funciona o relógio de sol?

Item é construído com pedra e madeira, basicamente; posição da sombra indica hora do dia

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
17/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O relógio de sol, feito na maioria das vezes com pedra e madeira, era utilizado pelos povos antigos a fim de marcar o tempo para realizarem as tarefas do dia a dia. É difícil definir uma data exata, mas estudiosos estimam que o item tenha surgido por volta de 1500 a.C. (antes de Cristo) pelos babilônios; já segundo outros estudos, o equipamento pode ter surgido no Egito.

Utilizando haste vertical colocada no centro de um círculo, com a iluminação solar era possível saber qual era o período do dia, de acordo com a sombra feita no chão. Ou seja, a movimentação do Sol gera mudança na ‘mancha’ produzida por seu reflexo na haste, passando sucessivamente pelas linhas que indicam o passar das horas.

Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia ela estará no seu tamanho mínimo e, ao entardecer, volta a alongar-se novamente.
O ponto negativo desse tipo sistema é que só funciona em dias ensolarados. O item não necessita de força mecânica para funcionar.

EXEMPLARES - Ainda é possível encontrar esses relógios, principalmente em jardins de cidades do interior no País, como decoração e atrativo turístico; ou mesmo, como resquício histórico de grandes civilizações. A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, também conta um entre suas atrações.

Um dos relógios de sol mais antigos está no museu de Berlim. Acredita-se que esse exemplar foi utilizado no Egito entre os séculos XVI e XV a.C (antes de Cristo);

Geralmente, este equipamento só marcava as horas, pois possuía apenas um ponteiro, chamado de gnômon; por isso era pouco preciso.

Consulta de Denis Rizzo Morais, professor de história do Colégio Universitário da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;