Cultura & Lazer Titulo
Cinédia inicia digitalização de acervo
Por
15/03/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Uma das primeiras companhias de cinema do País, com 700 curtas e médias-metragens e 56 longas na bagagem, a Cinédia comemora hoje 80 anos e anuncia o início do trabalho de digitalização de parte do seu acervo de fotografias e documentos históricos.

O aniversário será lembrado também nos bilhetes de loteria do dia 20 de março, que trazem a imagem das irmãs Aurora e Carmen Miranda em Alô Alô Carnaval (1936).

A partir da década de 1970, sob o comando da pesquisadora e empresária Alice Gonzaga, o foco da Cinédia passou ser a preservação do acervo. A diretora já esteve à frente da restauração e recuperação de cerca de 20 clássicos do cinema nacional.

Para ampliar o trabalho de preservação de acervos fílmicos, há 13 anos existe o Instituto para Preservação da Memória do Cinema Brasileiro. Em agosto, o Instituto prepara a Mostra Fenelon com os filmes recém-restaurados e recebe o acervo do ator e diretor Ronaldo Lupo para restauração.

Alguns dos filmes do auge da produtora não existem mais como película, outros contam apenas com trechos, mas todos estão documentados em fotos. Alice pede a colecionadores e cinéfilos que cedam, vendam ou troquem suas cópias de material da produtora para que os filmes sejam completados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;