Sua Saúde Titulo SUA SAÚDE
Novembro Azul - Dr. Leo Kahn

Novembro Azul: Mês dedicado internacionalmente às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Dr. Leo Kahn
04/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Mês dedicado internacionalmente às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A próstata é uma glândula masculina, tem a forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga, ela envolve as partes iniciais da uretra, que é o canal que sai da bexiga e se prolonga pelo pênis, por onde é eliminada a urina.

Tem a função de produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozoides, os quais têm origem nos testículos.

O aumento da glândula (hipertrofia benigna da próstata) é a doença mais comum do homem, a próstata começa a aumentar de tamanho, geralmente, entre homens com mais de 45 anos, sendo 40% a partir de 50 anos e em 90% com mais de 80 anos. Este aumento não é câncer, mas geralmente estreita a uretra, e pode causar sintomas de obstrução ao fluxo da urina.

Sinais e Sintomas do aumento da próstata:

Obstrutivos:

Sensação de não esvaziar completamente a bexiga após terminar de urinar;

Necessidade frequente de urinar novamente menos de duas horas após ter urinado;

Jato urinário que para e recomeça;

Necessidade de fazer força para começar a urinar;

Necessidade de levantar à noite para urinar.

Irritativos:

Dor no baixo ventre;

Sangramento junto com a urina;

Infecção urinaria.

A prostatite é uma infecção provocada por bactérias, fungos e vírus que pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser uma forma de infecção, não é contagiosa.
Sinais e Sintomas mais frequentes são:

Febre;

Dor, ardência e dificuldade para urinar;

Secreção na uretra.

O câncer de próstata é um problema muito sério, trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida. É o mais frequente no homem e a segunda causa de morte pelo câncer no sexo masculino, mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais.

Sinais e Sintomas em fases mais avançadas:

De obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata;

Sangue na urina;

Dores nos ossos.

Saiba mais:

Dietas com muita fruta e verduras e pouca gordura, e em homens com IMC (Índice de Massa Corpórea) abaixo de 25, diminuem o risco de ocorrer o câncer de próstata.

Possuir familiar com histórico de câncer de próstata e pai com câncer de próstata aumentam em dobro as chances de apresentar câncer prostático.

O diagnóstico é realizado por meio de exames simples, e existem hoje várias alternativas eficazes e seguras de tratamento.

Se você tem mais de 45 anos de idade e não sente nada também deve procurar um médico para fazer exames preventivos, toque retal e PSA sanguíneo.

A identificação do câncer da próstata nas fases iniciais aumenta muito as chances de cura.

A Sociedade Brasileira de Urologia estima que 2% dos homens brasileiros com mais de 45 anos, cerca de 400 mil, necessitam de diagnóstico de câncer de próstata.

Se você tem mais de 40 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

O urologista é o médico especialista indicado para tratar os problemas da próstata.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para
leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;