Economia Titulo
Pacote cambial não é ‘solução mágica’ para o dólar, diz Fiesp
29/07/2006 | 00:01
Compartilhar notícia


O pacote de medidas cambiais anunciado na quarta-feira pelo governo não vai fazer o dólar disparar, como gostariam os exportadores. Reconhecendo que as medidas não são de curto prazo, o presidente da Funcex (Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior) e diretor de Relações Internacionais e de Comércio Exterior da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Roberto Giannetti da Fonseca, afirmou sexta-feira que o pacote "não é solução mágica para levar o dólar a R$ 2,80".

Em palestra para empresários promovida pela Amcham-RJ (Câmara de Comércio Americana), Giannetti lembrou os quatro principais pontos do pacote, que prevê reduzir em quase US$ 20 bilhões a entrada de dólares do país. Na teoria, isso favorece a alta na cotação do dólar – o que, por sua vez, beneficiaria a rentabilidade das exportações. "Uma das grandes perguntas é se (o pacote cambial) vai ter efeito na taxa de câmbio. Que vai ter algum efeito, vai. Mas vai ser levemente marginal", afirmou.

Na avaliação de Giannetti, o pacote não resolve a "disparidade cambial que afeta a rentabilidade das exportações". Para ele, enquanto os juros no Brasil se posicionarem em um nível elevado em relação ao mercado internacional, os investidores estrangeiros vão continuar a investir no país, já que juros altos proporcionam ganhos maiores. Assim, o fluxo de entrada de dólares no Brasil vai continuar expressivo – cenário que derruba a cotação da moeda norte-americana e afeta, por consequência, a rentabilidade das exportações brasileiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;