Economia Titulo Lehman Brothers
JPMorgan e Citi podem enfrentar justiça nos EUA
Por
13/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Comunicados financeiros enganosos e falhas na divulgação de certos detalhes sobre o colapso do Lehman Brothers deram motivo para queixas legais contra o ex-executivo-chefe e outros executivos do banco de investimento, segundo relatório do investigador da justiça norte-americana, Anton Valukas.

Para o investigador, também há razões para ações contra os credores JPMorgan Chase e Citibank, unidade do Citigroup. Esses bancos fizeram pedidos por colaterais e modificaram acordos com o Lehman que prejudicaram a liquidez da empresa e a levaram à concordata.

Valukas afirmou ainda que o auditor externo Ernst & Young deveria ser sujeito a processo ‘por, entre outras coisas, seu fracasso em questionar e desafiar divulgações impróprias ou inadequadas nos comunicados financeiros'.

Embora os executivos não possam ser legalmente responsabilizados por apostas erradas e pela perda da confiança de seus apoiadores, podem ser processados por fracassarem em revelar o que sua avaliação defeituosa provocou no balanço financeiro da companhia. "Há evidências críveis suficientes" para sustentar processos contra o ex-executivo-chefe e três diretores financeiros, afirmou o no relatório.

"As decisões de negócio que levaram o Lehman para a crise de confiança podem ter sido erros, mas a decisão de não revelar os efeitos dessas avaliações dá motivo para queixas contra os altos executivos que supervisionaram e certificaram comunicados financeiros enganosos", disse Valukas. O investigador, no entanto, observou que ele não é quem tomará a decisão final sobre o caso.

Em janeiro do ano passado, juiz James M. Peck, da Corte de Falências de Manhattan, Peck ordenou a nomeação de investigador para analisar várias questões geradas pelo colapso do Lehman, em setembro de 2008, o maior da história, e os eventos que levaram a esse desfecho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;