Setecidades Titulo Em S. Bernardo
Dom Cláudio participa de missa lava-pés

Cardeal participou ontem da missa lava-pés em São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
29/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O cardeal dom Cláudio Hummes, que participou do conclave para a eleição do Papa Francisco, declarou que a Igreja Católica precisa estar mais próxima do povo. Ele celebrou ontem a missa lava-pés na lotada paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo. O ato remete à Última Ceia, quando Jesus Cristo lavou os pés dos 12 apóstolos.

"É preciso fazer reformas para que a igreja seja de novo lançada para fora, que ela esteja junto e perto do povo", comentou dom Cláudio. Na avaliação do cardeal, o novo papa apresenta esse perfil. "Ele, sobretudo, é um homem do povo, um homem de grande coração, simples. É impressionante a naturalidade com que ele faz isso."

Para dom Cláudio, o principal diferencial do novo líder do Vaticano é a ternura. "Quando ele recebeu a presidente Dilma Rousseff (PT), falou da firmeza que alguém tem que ter para governar um povo, mas sem perder a ternura." Ele também destacou a humildade do papa.

O arcebispo emérito de São Paulo revelou que, antes da eleição de Francisco, parte do clero apresentava sentimento de tristeza, em função dos escândalos envolvendo a Igreja Católica, principalmente relacionados a abusos sexuais. "São situações que de fato existiram, embora, proporcionalmente, sejam uma minoria ínfima. Por isso, os outros padres que não tinham nada a ver com o caso se sentiam muito feridos."

Na avaliação de dom Cláudio, sua proximidade com o Papa Francisco tende a fortalecer a Igreja Católica no Brasil. O cardeal brasileiro foi um dos religiosos que articulou a vitória do argentino Mario Bergoglio, eleito no dia 13 para substituir Bento XVI, que renunciou ao posto.

Pouco depois do término do conclave, o novo papa declarou à imprensa italiana que dom Cláudio o inspirou a escolher o nome  Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. "O nome já mostra o que esse papa vem fazer, e a gente vê que o povo está mais alegre e com esperança", elogiou.

Antes de se tornar arcebispo de São Paulo, dom Cláudio foi bispo da diocese de Santo André. Ele ocupou o cargo de 1975 a 1996, período marcado pelas greves dos metalúrgicos. Ele definiu como uma honra a volta à região. "Foi um tempo muito bom, apesar de bastante agitado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;