Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como surgiu o futebol?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Há milhares de anos, vários povos realizavam disputas em que um objeto redondo (avô da bola) era colocado dentro de um espaço para marcar ponto. É o caso do cuju ou tsu-chu, na China, o harpastum, no Império Romano, e o calcio florentino, na Itália. Apesar de não serem exatamente como o futebol que conhecemos hoje, influenciaram o surgimento do esporte.

Somente a partir da metade do século 19 é que começou a ficar parecido com o praticado atualmente. Isso aconteceu depois que, em 1848, foram criadas as Cambridge Rules (Regras de Cambridge), na Inglaterra, que determinavam algumas normas e jogadas, como o tiro de meta e a cobrança lateral.

Outra data importante é 26 de outubro de 1863, quando foi fundada, em Londres, a The Football Association, federação inglesa que ainda existe e é responsável pelo futebol no país. Foi a primeira entidade a cuidar do esporte e fazer livro de regras oficial.

O curioso é que muitos detalhes eram diferentes naquela época. Não tinha, por exemplo, pênalti - adotado no fim do século 19 - e travessão; duas estacas fincadas no chão determinavam a área em que a bola deveria ser chutada sem nada em cima para uni-las. Os uniformes também não possuíam números.

Com o tempo, outras associações importantes surgiram e novas normas foram estabelecidas. O futebol se espalhou pelo mundo, tornando-se esporte superfamoso.

 

Charles Miller trouxe o esporte para o Brasil

A história oficial sobre a chegada do futebol no Brasil conta que foi trazido pelo brasileiro Charles Miller. Filho de ingleses, estudou um tempo na Inglaterra. Ao voltar, em 1894, trouxe na bagagem duas bolas, bomba para enchê-las, camisas de dois times, um par de chuteiras e livro de regras. Antes disso, entretanto, acredita-se que marinheiros ingleses já tinham batido uma bolinha em praias do Rio de Janeiro e Santos.

Oficialmente, o time mais antigo é o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900, data em que se comemora o Dia Nacional do Futebol. Mas como o clube parou suas atividades algumas vezes, a Ponte Preta - que surgiu em 11 de agosto de 1900 - exige o título de primeiro time do Brasil.

Por aqui, o esporte se profissionalizou somente em 1933. Segundo o Cadastro Nacional de Clubes de Futebol, divulgado em 2009 pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o País tinha 783 clubes profissionais. Mas há também muitos times de várzea (amadores) e futebol society.

 

Saiba mais

Registros indicam que o primeiro time foi o Foot-Ball Club, fundado em 1824, em Edimburgo, na Escócia. Entretanto, como o futebol jogado por ele era diferente do que conhecemos hoje, muitos consideram que o primeiro clube do mundo seja, na realidade, o Sheffield Football Club. Foi criado em 24 de outubro de 1857, em Sheffield, na Inglaterra.

 

O Museu do Futebol (Praça Charles Miller, tel.: 3664-3848), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, conta a história do esporte, times e craques brasileiros por meio de objetos, fotos e vídeos. De terça a domingo, das 10h às 17h. Ingresso: R$ 3 e R$ 6.

 

O corintiano Guilherme Ávila de Camargo, 11 anos, de Santo André, curte jogar futebol com os amigos. Nas partidas, costuma atuar como atacante. Agora, o menino espera ansioso a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. "Vai ser boa oportunidade para a Seleção Brasileira ganhar mais um título", afirma Guilherme, que torcerá bastante pelo time.

 

Consultoria do Museu do Futebol.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;