Internacional Titulo
Olmert substituirá Sharon durante cateterismo
Por Da AFP
03/01/2006 | 16:25
Compartilhar notícia


O vice-primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, substituirá interinamente o primeiro-ministro, Ariel Sharon, durante a intervenção sob anestesia - o cateterismo - à que Sharon será submetido nesta quinta-feira em Jerusalém, indicou nesta terça-feira um comunicado do governo de Israel.

"O procedimento será realizado no hospital Hadasah Ein Kérem em Jerusalém. A necessidade de anestesia foi informada ao secretário de governo, Israel Maimon pelo assessor jurídico governamental, Menie Mazuz, segundo a nota.

Por este motivo, foi decidido, com a concordância de Sharon, que o cargo de primeiro-ministro seja confiado a Olmert já na manhã de quinta-feira e até que o premier volte a estar consciente, acrescentou.

O primeiro-ministro israelense - que em fevereiro completará 78 anos - deverá sair do efeito da anestesia três horas depois de iniciada a cirurgia, estimam os médicos.

Sharon permanecerá hospitalizado durante 24 horas.

A cateterização cardíaca consiste na introdução de um instrumento tubular plástico, oco e flexível, isto é, o cateter, através de uma artéria em direção ao coração para, a seguir, injetar uma substância opaca aos raios X de forma a tornar visível o interior do órgão e as possíveis lesões que possa apresentar.

No caso de Sharon, a intervenção será feita também para a realização de uma angioplastia para tapar um pequeno buraco congênito. Este tipo de intervenção dura cerca de meia hora.

Sharon foi hospitalizado no dia 18 de dezembro depois de sofrer um "leve derrame cerebral" provocado por "um coágulo de sangue procedente do coração", segundo um dos médicos do primeiro-ministro, o professor Haim Lotan, cardiologista do hospital Hadasah.

A cateterização cardíaca tem por objeto "impedir que volte a se produzir outro problema parecido", explicou o professor Lotan.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;