Internacional Titulo
Atentado suicida em Najaf, no Iraque, deixa 33 mortos
Da AFP
10/08/2006 | 08:19
Compartilhar notícia


Trinta e três pessoas morreram em um atentado suicida cometido na manhã desta quinta-feira em um mercado da cidade sagrada xiita de Najaf, perto do mausoléu do imã Ali, no Iraque.

Um homem que levava um cinturão de explosivos detonou a carga na entrada do mercado. Além dos 33 mortos, 94 pessoas ficaram feridas.

Logo após o atentado, as forças oficiais iraquianas isolaram a cidade e proibiram o tráfego de automóveis. As lojas também foram fechadas.

Um porta-voz do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), um dos mais importantes partidos xiitas do país, liderado por Abdel Aziz Hakim, condenou o ataque. "Condenamos este ato criminoso, assim como todos os atentados que se cometam em qualquer cidade do Iraque. Como iraquianos que somos, e mais concretamente como xiitas, nos transformamos em alvos dos takfiri (extremistas religiosos sunitas) e dos simpatizantes de Saddam Hussein", declarou Aziz Zein al-Ali.

"Pedimos a todos o fim dos atos criminosos dirigidos contra civis no Iraque, que têm como objetivos uma divisão do país, além de deter o processo político e de reconciliação nacional", acrescentou.

Najaf, cenário freqüente de atentados sangrentos, abriga o mausoléu do imã Ali, principal local sagrado para o islã xiita, por tratar-se do quarto califa e o primeiro imã desta confissão, além de ser primo e genro do profeta Maomé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;