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Continental inicia produção de olho nas montadoras do ABC
Por Eric Fujita
Enviado especial a Camaçari (BA)
06/04/2006 | 08:49
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A Continental Pneus inicia sua produção no Brasil de olho nas principais montadoras instaladas no país, em especial as sediadas no Grande ABC. A empresa quer atrair os projetos de novos veículos em desenvolvimento pelas fabricantes de carros para ampliar sua participação no mercado brasileiro, com o fornecimento dos produtos vindos da nova fábrica de Camaçari (BA), inaugurada oficialmente quarta-feira. A unidade consumiu investimentos de US$ 260 milhões.

Para obter êxito nessa meta, a Continental iniciou uma sondagem junto às indústrias automobilísticas que elaboram programas de construção de novos modelos de automóveis. A fábrica de pneus já procurou a Ford e a Volkswagen. Fora do Grande ABC, a empresa também consultou a Renault, destacou o diretor Superintendente para América Latina da empresa, Renato Sarzano.

As declarações foram feitas durante o início das operações da primeira fábrica brasileira da Continental. A unidade fabricará pneus para veículos de passeio e caminhões. Com atuação no Brasil desde 1997, a companhia de origem alemã vendia no mercado nacional por meio de importação.

Segundo Sarzano, a Continental tem interesse de participar desses projetos para comercializar os pneus que se adaptem às características dos veículos em desenvolvimento. “Fizemos uma cotação junto a essas montadoras, mas nada ainda está certo”, adiantou Sarzano, sem revelar mais detalhes.

Atualmente, a Ford vem trabalhando no projeto do novo veículo popular da marca, que será construído em São Bernardo e chegará ao mercado brasileiro em 2008. Denominado de B-402, a expectativa é de que o carro tenha plataforma da versão antiga do Fiesta, hoje chamado de Street.

Já a Volkswagen desenvolve o projeto NF, um automóvel compacto cuja plataforma será um misto do Gol e do Fox. Nesse caso, o protótipo já foi encaminhado para aprovação na Alemanha. A produção deverá ocorrer tanto em São Bernardo quanto em Taubaté, no interior do Estado.

No país – A estimativa da Continental é de crescer pelo menos 10% por ano em vendas de pneus. A nova e única fábrica brasileira da empresa deverá produzir 9 mil unidades do produto por dia destinado a veículos de passeio e de 1 mil para caminhões em 2006. A previsão é de que esse número suba para 14 mil e 1,7 mil no primeiro semestre de 2007, respectivamente.

A estratégia da empresa é também ganhar participação de mercado. Sem produção e trazendo pneus do exterior, a empresa detém 3,2% de participação no mercado de carros leves e de 2% no segmento caminhões. Do total vendido, 30% fica para as montadoras e 70% vai para o mercado de reposição. Com isso, a Continental também quer ganhar espaço, ao concorrer diretamente contra a Pirelli e Bridgestone-Firestone, ambas com unidades em Santo André. (o repórter viajou a convite da Continental)




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