Internacional Titulo
Espanha faz a maior apreensao de drogas da Europa
Do Diário do Grande ABC
07/07/1999 | 11:38
Compartilhar notícia


Dez toneladas de cocaína, a maior apreensao já feita na Europa, e 208 quilos de heroína foram descobertos em um cargueiro interceptado pela polícia espanhola no meio do Atlântico, informaram esta quarta-feira fontes oficiais.

Até o momento, foram detidos os 16 tripulantes, de nacionalidade bielorrussa, da embarcaçao, e outras 35 pessoas na Espanha, entre as quais figuram vários colombianos, relacionados com importantes redes do narcotráfico.

A droga foi apreendida a bordo de um petroleiro, com uma bandeira dizendo ``Ilhas Caribenhas', conforme abordado no último domingo pelo Serviço de Vigilância Aduaneira em águas internacionais, a 900 milhas (1.667 km) das ilhas Canárias.

``É uma operaçao importantíssima. Nao somente se apreendeu uma importante quantidade de drogas, mas estao sendo desmanteladas importantes redes de narcotráfico internacional', disse um porta-voz do Plano Nacional sobre Droga, subordinado ao Ministério do Interior.

A cocaína e a heroína apreendidas poderiam ter alcançado no mercado um valor de 397 milhoes de dólares. A droga, que havia sido carregada em algum porto do Caribe, procedia - pelo menos a cocaína - da Colômbia e seria descarregada na Espanha para depois abastecer o mercado europeu, segundo fontes oficiais. ``Tanta quantidade vinha destinada à Europa', adiantou o porta-voz.

O barco, que estava sendo escoltado para terra firme pelas forças de segurança espanholas, chegará sexta-feira ao porto espanhol de Las Palmas na ilha de Grande Canária, onde será esperado pelo juiz encarregado da investigaçao, Baltasar Garzón.

As autoridades espanholas iniciaram esta operaçao, que ainda continua aberta, há vários meses e nao se descarta a ocorrência de novas detençoes na Espanha, onde podem estar implicados os clas gallegos do narcotráfico.

A Espanha é utilizada pelas máfias internacionais do narcotráfico como ponte para introduzir na Europa drogas procedentes da América Latina. Antes dessa, a maior apreensao de cocaína já feita na Espanha foi de 4,8 toneladas, interceptadas em Astúrias (Norte) em setembro de 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;