Cultura & Lazer Titulo
Circo para o respeitável público
Por Thiago Mariano
Especial para o Diário
05/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa neste sábado o 6º Festival de Circo de Santo André. Até o dia 27 de abril, a Prefeitura oferece programação em praças, parques e centros educacionais. Tudo com entrada franca.

Diversas companhias participam do festival, entre elas o Circo Amarillo, da Argentina, e o Circo Nosotros. O ônibus Expresso Lazer segue a mesma rota das trupes, levando para os locais de apresentação atividades recreativas para as crianças.

A abertura ocorre neste sábado, às 16h, na Praça Noêmia Spada, na Vila Scarpelli, com a apresentação de O Novo Circo dos Irmãos Brothers, que mistura a linguagem do circo com o teatro.

Nos espetáculos, diversas artes circenses podem ser conferidas, como malabarismo, equilíbrio e acrobacia.

Há ainda a apresentação de obras como a montagem infantil João e o Pé de Feijão, feita pelo Circo Mínimo, e cujo trabalho se destaca por dar ênfase às técnicas do teatro físico.

Outro ícone do circo, o palhaço, estará presente na maioria das atrações, mas encontra maior expressão com o Palhaço Cavadinha, que protagoniza o espetáculo Cavadinha Show um Mundo de Magia, em que animais surgem da cartola, baldes têm água falsa e lutas de boxe são feitas com luvas gigantes.

La Mala - A trupe La Mala estréia este ano no festival. Oriunda da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo andré), já participou de outras edições, mas agora se organiza para dar vida própria à companhia.

“O festival é um pontapé para a gente se assumir como um grupo independente da região”, diz Fábio Santos, diretor do espetáculo. Eles farão apresentações nos dias 19 e 26.

O nome da trupe surgiu de uma apresentação em que os artistas Marina Bondachini e Carlos Cosmai encenavam em cima de malas. “Mala é um signo muito forte, que diz respeito a viajar. O trabalho de circo tem esse lado de ser itinerante, cada dia estar em um lugar”, comenta Santos. Eles têm, em casa, todos os equipamentos necessários para os treinos.

O grupo, formado de seis atores circenses e uma cantora, tem dois casais. Marina e Cosmai, e Raifah Monteiro e Vivi Dias. Todos eles se conheceram durante o 4º Festival de Circo de Santo André, no Parque Celso Daniel. “O circo sugere essa tradição familiar, de união das pessoas”, diz Marina.

Ela, aliás, é também arquiteta. No último ano de faculdade, em 2004, passou a acompanhar o circo. “Sempre tive fascínio por circo. Quando comecei a conhecer melhor essa arte, e depois de me apaixonar pelo Cosmai, não pude deixar de viver essa vida de artista.” (Supervisão Gislaine Gutierre)

Programação

Neste sábado, às 16h – O Novo Circo dos Irmãos Brothers. Na Praça Noêmia Spada (Vila Scarpelli).

Neste domingo, às 14h – João e o Pé de Feijão. Às 16h – O Novo Circo dos Irmãos Brothers. No Parque Central (Rua José Bonifácio, s/nº).

Dia 12, às 14h – Sem Conserto, com Circo Amarillo. Às 16h – Tchu Tchu Tchu, com Paraladosanjos. No Cesa Cata Preta (Estrada da Cata Preta, 810).

Dia 13, às 13h – Dux + 3, com Circo Dux. Às 16h – Paraladibom, com Paraladosanjos. No Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940).

Dia 19, às 14h – O Quinto Elemento, com Tápias Voadores, às 16h – Paraladibom, com Paraladosanjos. Na Praça Cristo Operário (Vila Linda). Às 16h – Trupe La Mala. Na Praça Maria Quitéria (bairro Camilópolis).

Dia 20, às 12h – Cavadinha Show, com palhaço Cavadinha. Às 14h – Circorreria, com Acrobático Fratelli Circo. Às 16h – João e o Pé de Feijão, com Circo Mínimo. No Parque do Pedroso (Estrada do Pedroso, s/nº). Às 14h – Circo Malabarístico, com Irmãos Becker. Na Praça do Mercado (Vila de Paranapiacaba).

Dia 26, às 14h – Cavadinha Show. Às 16h – Trupe La Mala. Na praça Venâncio Neto (Jardim Ana Maria). Às 14h – Sem Conserto, com Circo Amarillo. Às 16h – Quinto Elemento, com Tápias Voadoras. Na Praça da Criança (bairro Cidade São Jorge).

Dia 27, às 14h – Sem Conserto, com Circo Amarillo. Às 16h – Famiglia Milan e o Gran Circo Guaraná com Rolha, com o Circo Nosotros. No Cesa Jardim Santo André (Rua dos Dominicanos, 1.250). Às 14h – Circo Malabarístico, com Irmãos Becher. Às 16h – O Quinto Elemento, com Tápias Voadoras. No Parque Chácara Pignatari (Av.Utinga, 136).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;