Política Titulo
Governo vai à Justiça contra espionagem no alto escalão
Do Diário OnLine
Com Agências
22/07/2004 | 14:57
Compartilhar notícia


O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, divulgou nota nesta quinta-feira para repudiar a espionagem que teria sido praticada pela empresa Kroll Associates contra ele e outros membros do primeiro escalão do governo – conforme publicado pelo jornal Folha de São Paulo. No documento, Gushiken afirmou que irá adotar "as medidas jurídicas pertinentes a essa ocorrência de flagrante desrespeito constitucional".

A nota comunica ainda que "o assunto vem sendo acompanhado pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça" no âmbito do governo federal.

O presidente nacional do PT, José Genoino, classificou de "sórdida" a espionagem que teria sido praticada contra membros do governo federal. "Tirar proveito de informações conseguidas por espionagem é inaceitável na democracia."

Arapongagem - Segundo matéria da Folha de São Paulo, autoridades do governo federal e integrantes de governos municipais controlados pelo PT foram espionados na disputa do banco Opportunity e da Italia Telecom pelo controle da Brasil Telecom. De acordo com o jornal, a arapongagem foi contratada pela executiva Carla Cico, presidente da Brasil Telecom, com o objetivo de favorecer o banqueiro Daniel Dantas (Opportunity) na pendência com os italianos.

A Kroll Associates teve acesso a e-mails de Gushiken antes da posse no governo Lula, numa época em que ele aconselhava Luiz Roberto Demarco (ex-sócio do Opportunity), inclusive na disputa judicial travada por ele com o ex-sócio Daniel Dantas.

Ainda segundo o jornal, o presidente do BB (Banco do Brasil), Cássio Casseb, também foi espionado por causa da atuação em favor da Telecom Italia – empresa na qual o executivo já trabalhou como conselheiro, em 2000 – na disputa com o Opportunity pelo controle da Brasil Telecom.

De acordo com a Folha de São Paulo, Gushiken e Casseb viraram alvo da Kroll porque os dois orientaram os fundos de pensão estatais Sistel, Telos, Funcef, Petros e Previ – todos acionistas da Brasil Telecom – a desfazerem acordos de acionistas que permitem ao banco Opportunity controlar a companhia mesmo com Daniel Dantas sendo um sócio minoritário. A atuação de Gushiken e Casseb ocorreu em outubro de 2003, já no governo Lula.

A administração do PT em Santo André foi citada numa mensagem enviada por Carla Cico ao diretor do escritório da Kroll em Londres, Charles Carr. Nela, segundo o jornal, Cico pede que a Kroll investigue pagamentos que teriam sido feitos pela Telecom Italia a políticos do PT ligados às Prefeituras andreense e de Ribeirão Preto (no interior de São Paulo).

A Folha de São Paulo noticiou que relatórios da Kroll apontam que empresas ligadas à Telecom Italia teriam financiado irregularmente políticos do PT nas duas cidades, mais especialmente em Ribeirão Preto. O próprio jornal acrescenta que não há provas concretas sobre essa acusação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;