Internacional Titulo
Partidos indonésios ratificam resultados de eleiçoes
Por Do Diário do Grande ABC
17/07/1999 | 12:45
Compartilhar notícia


Os partidos políticos da Indonésia ratificaram neste sábado os resultados das primeiras eleiçoes livres em 44 anos e prepararam o terreno para a formaçao de um parlamento e a eleiçao do próximo presidente.

``É uma das etapas finais de um processo muito complexo e difícil', disse Jacob Tobing, presidente da comissao eleitoral.

O processo começou em 7 de junho, com a primeira eleiçao multipartidarista realizada no país desde 1955. O Partido Democrático Indonésio para a Luta, da líder oposicionista Megawati Sukarnoputri, recebeu 33,7% dos votos.

O partido governamental Golkar ficou com 20% dos votos. O Golkar foi a sustentaçao do regime do ex-presidente Suharto, que no passado obtinha a maioria em eleiçoes estritamente controladas.

Os 48 partidos participantes ratificaram neste sábado o resultado, com exceçao do esquerdista Partido Democrático Popular, que acusou o Golkar de mudar os resultados, o que atrasou a divulgaçao dos números da eleiçao.

Segundo a contagem extra-oficial, o partido de Megawati terá 154 cadeiras no Parlamento de 500 deputados. O Golkar ficará com 120 devido a um sistema que destina mais uma cadeira às ilhas mais afastadas, onde o partido governista conta com forte apoio.

Tanto Megawati quanto o candidato do Golkar, o presidente B.J. Habibie, deverao formar coalizoes para obter a maioria no colégio eleitoral de 700 membros que elegerá o novo chefe de estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;