Setecidades Titulo Em Santo André
Pq.Miami recebe equipamento que ajuda a combater perdas
Por Da Redação
31/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os moradores do Parque Miami, bairro de Santo André onde a pressão da água nas redes de abastecimento é mais intensa, foram beneficiados com a instalação de uma VRP (Válvula Redutora de Pressão). O equipamento, que é o quarto a ser implantado na cidade desde 2017, é fundamental para reduzir a força da água para níveis mais adequados, de modo a combater vazamentos e danos às tubulações.

Instalado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na Rua Rio Upariquera, em frente ao Reservatório Miami, o dispositivo atende 1.385 ligações de água que sofrem com alta pressão, o que representa 80% do total de ligações do setor. Também está em fase de estudos a implantação de uma segunda VRP no Parque Miami, o que deve ocorrer ainda neste ano.

Além de ser equipamento eficiente e de baixo custo – o Semasa investiu cerca de R$ 55 mil –, a válvula é movida a energia solar, o que vai contribuir para a economia na conta de luz do município.

Por meio do sistema de telemetria, a autarquia vai acompanhar 24 horas por dia o funcionamento e as vazões de água no local, agindo à distância para adequar a pressão nas redes e evitar a ocorrência de vazamentos, tanto nas redes públicas quanto nas instalações internas dos imóveis dos usuários. Junto à VRP também foi instalado macromedidor para permitir o acompanhamento do consumo de água no setor.

 

SALDOS POSITIVOS

Além do Parque Miami, os bairros Bom Pastor, Jardim Stella e Vila Pires receberam o equipamento. E os dados já demonstram reduções expressivas de vazamentos. No setor de abastecimento Paraíso, onde estão o Jardim Stella e o Bom Pastor, os índices de perdas de água diminuíram de 40% para 30% após a implantação das VRPs. Já na Vila Pires, o volume de desperdício de água caiu de 20% para 12%. Com isso, nesses bairros, o Semasa cumpriu a meta definida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que preconiza o índice de perdas em 33% para a região Sudeste do País.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;