Economia Titulo Tecnologia
Aplicativo traça perfil e conecta com vaga

Ferramentas on-line ajudam a escolher a roupa ideal e indicam cursos de capacitação gratuitos

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
09/07/2018 | 07:04
Compartilhar notícia


Quem busca recolocação no mercado de trabalho pode se cadastrar em aplicativo gratuito que traça perfil do candidato e o conecta com vagas compatíveis em aberto. Na plataforma, a empresa pode realizar os primeiros passos do processo seletivo, tais como testes de lógica e proficiência em idiomas, reduzindo o tempo de recrutamento médio de três semanas para uma – aproximadamente 70% menos.

Após baixar aplicativo no smartphone, o trabalhador deve preencher dados como experiência profissional, pretensão salarial, área de interesse e região onde gostaria de atuar, além de poder disponibilizar vídeo. “A pessoa pode fornecer mais informações sobre seu currículo, experiências e desejos. Ele (o vídeo) pode ser gravado no ambiente onde a pessoa se identifica melhor, assim, se o candidato é um chef (de cozinha), pode estar em uma cozinha”, exemplifica Marcelo Haegenbeek, CEO do Apponte.

Uma vez cadastrado, algoritmo cruza perfil do aspirante com o das vagas disponíveis nas companhias. “Quando dá match (ou seja, quando ambos perfis se combinam), a empresa avalia candidato a candidato, aplica testes e, se desejar, convoca-o para uma entrevista presencial, por telefone ou Skype”, explica Haegenbeek. Do mesmo modo, a pessoa pode aceitar ou não seguir no processo seletivo.

Lançado em novembro, o Apponte conta com base de 30 mil candidatos em todo País e 300 empresas cadastradas, com mais de 400 oportunidades disponíveis. “Nosso objetivo é reduzir tempo e custos do recrutamento”, pontua o CEO. O aplicativo pode ser baixado pelo link http://apponte.com/.

COM QUE ROUPA VOU? - Quem tiver dúvida sobre que roupa usar para uma entrevista de emprego ou para um compromisso corporativo, pode baixar o aplicativo ClosetSpace. A ferramenta usa a tecnologia para indicar looks de acordo com as peças do seu guarda-roupa. Para isso, é preciso preencher as informações solicitadas sobre roupas, sapatos e acessórios com fotos.

Após inserir todos os itens desejados, o usuário pode informar como está a temperatura em sua região e qual é a ocasião para a qual deseja criar o look. O aplicativo apresenta ainda estilos inspiradores criados por blogueiros fashionistas e dicas de especialistas. É possível conferir versões masculina e feminina em: http://closetspace.com/men/shop e http://closetspace.com/women/shop.

CARREIRA - Àqueles que desejam especialização, aplicativos oferecem cursos on-line gratuitos. O Coursera disponibiliza 800 opções – a exemplo de programação de computador, matemática, nutrição, psicologia, negócios e liderança, além de 12 idiomas –, em 115 universidades em todo mundo. É possível acessar pelo link http://www.coursera.org/.

Já o Cursos de Graça disponibiliza conteúdo por meio de videoaulas de Ensino Médio, preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e profissionalizantes, em áreas como construção, barbearia, segurança e edição de imagem. Para mais informações, os interessados podem acessar o site http://appcursosdegraca.com.br/. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;