Palavra do Leitor Titulo
Páscoa: momento de inovar

A Páscoa é a época de alta sazonalidade para a indústria de chocolates...

Dgabc
27/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A Páscoa é a época de alta sazonalidade para a indústria de chocolates. É o período do ano em que os fabricantes investem maciçamente na mídia, fazem promoções com grandes prêmios para os consumidores, desenvolvem ações com seus parceiros comerciais e decoram as lojas com diversos tipos de material de ponto de vendas. Por que os fabricantes fazem isso? Porque é a época do ano em que os consumidores prestam mais atenção no que as empresas estão dizendo, momento ideal para fortalecer a marca junto aos consumidores, sedentos por novidades.

É também o período em que as empresas de chocolate lançam novidades no mercado. Nesta época, os consumidores e lojistas estão esperando novidades, por isso todas as empresas do segmento estão com grande presença na mídia, precisando contar uma história nova e cativante para se destacarem. O lançamento de um produto oferece exatamente esta oportunidade para as empresas. Claro que quanto mais alinhado o posicionamento da empresa e os novos produtos estiverem com os desejos de seu consumidor-alvo, mais bem-sucedidos eles serão no mercado.

Como sabemos, as empresas não produzem ovos o ano todo, assim como empresas de panetone. E o motivo é simples: a mística do produto! Se existissem ovos e panetones o ano todo, certamente esses produtos não seriam aguardados ansiosamente pelos consumidores e suas vendas, consequentemente, seriam menores ao longo do ano.

Desta forma, a Páscoa é um grande evento. As empresas utilizam-na como laboratório para novas ideias de sabores, formatos, promoções ou qualquer outro aspecto. Tudo aquilo que é bem aceito pelo consumidor acaba sendo aproveitado pela companhia em algum momento ao longo do tempo. Assim, as empresas realmente investem bastante em suas surpresas de Páscoa, pois elas podem representar vendas hoje e amanhã. Outro motivo que explica o grande investimento nesta época do ano tem a ver com construção de marca no longo prazo. As empresas desejam fortalecê-las na mente dos mais jovens, os consumidores e potenciais fiéis a marca do futuro. A nós, consumidores, cabe aproveitar o festival promovido pelas fábricas de chocolate, esbaldarmo-nos com as deliciosas novidades do mercado e deixar a empresa saber que o novo produto agradou bastante.

Cristiano Amaral é professor de Marketing da Esags.

PALAVRA DO LEITOR

PSDB

Falta de ideia, e bota falta de ideia nisso, na cabeça do pessoal do PSDB. Eu achava que o William Dib estava brincando em apoiar o deputado estadual Alex Manente. Ele sabe muito bem que Alex faz jogo duplo com o prefeito Luiz Marinho, desde a primeira eleição. Quando Marinho disse "estou morrendo de preocupação" de forma irônica (Política, dia 21), é porque já estava tudo conversado com o Alex, os dois estão sempre juntos, até nome de rua o Marinho deu ao pai dele! O Alex é igual àqueles bonecos de marionete, até o sorriso é igual, e quem manipula esse bonequinho? O deputado estadual Orlando Morando teria muito mais chance, mesmo porque o Marinho ficará dois anos na Prefeitura e partirá para ser governador de São Paulo. Pensem quem será o vice? Que Deus nos proteja, e nos livre do reizinho!

Nilzete Oliveira, São Caetano

Atropelamentos

Sou comerciante, moro no Centro de São Bernardo e estou revoltado e indignado com nossas ruas e avenidas cheias de buracos e desníveis. Exemplos: avenidas Pereira Barreto, Lucas Nogueira Garcez e Rua MMDC, bairro Paulicéia. Na Pereira Barreto, do Paço até a divisa com Santo André, as faixas de pedestres precisam ser pintadas urgentemente e os semáforos não funcionam. Pago todos meus impostos, só de IPVA foram R$ 10 mil,Gostaria que melhorassem nossa cidade, para nosso bem e segurança. Comprei este Diário do dia 20, o qual havia reportagem sobre alta de 33% em atropelamentos no Grande ABC. Existe até outdoor sobre Travessia Segura, mas não funciona.

Pedro Rogério da Rocha Policarpo, São Bernardo

Santo André 1

acordar deste pesadelo, colocar meus pés no chão e consertar uma besteira que ajudei a fazer, que foi eleger um homem que fica colocando brinquedinhos nos parques públicos ao invés de reformar e colocar em ordem os prédios dos prontos-socorros, como mostra a reportagem deste Diário (Política, dia 25). Quem ele pensa que engana? Os prédios da Saúde estão em péssimas condições de uso, o estádio de futebol em ruínas, as reformas das creches malfeitas, na creche da Vila Junqueira, em Santo André, que o prefeito tinha acabado de entregar, descobriram forte vazamento de gás. O que mais está acontecendo em nossa cidade que não salta aos nossos olhos? Quanta sujeira foi jogada para debaixo do tapete nesses anos de mandato de Aidan Ravin? Que vergonha! Ao invés de passar melado em nossa boca com esses brinquedinhos nos parque dê-nos remédio, doutor, que resolva de verdade.

Carmen Silva, Santo André

Santo André 2

Mais uma vez venho solicitar ao nosso prefeito Aidan Ravin, de Santo André, e seus secretários providências quanto ao que está ocorrendo no terminal de ônibus em frente da estação de trem na cidade. Uma vergonha para Santo André! Esse terminal está virando albergue de mendigos, que dormem no local, usam bebidas alcoólicas, abordam pessoas, enfim, verdadeira baderna. E a cada dia aumenta o número de moradores de rua no local. Esse fato está acontecendo nesta administração, depois da inauguração da Casa Amarela, que deveria ser em outro lugar da cidade.

Maurício Goduto, Santo André

Organizadas

As torcidas organizadas têm um poder que elas desconhecem. Por exemplo, se, em vez de lutarem entre si, usassem essa paixão para se unir e lutar por ideais humanitários, exigindo o fim da corrupção e melhores condições de atendimento médico/hospitalar, lutar por melhor Educação, por um Brasil melhor, mais justo, com certeza a sociedade mudaria também! Essa ideia quem nos deixou foi o ex-jogador corintiano Sócrates, e espero que ela seja atendida num futuro breve. O Brasil é maior que o nosso futebol!

José Carlos Costa, Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;