Setecidades Titulo Desafio de Redação
Alunos incentivam pequenas atitudes para a construção de mundo melhor

Instituição de ensino na Pauliceia recebeu ontem o Desafio de Redação

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
16/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire está estampada em uma das paredes da EE Doutor Fausto Cardoso Figueira de Mello, na Pauliceia, em São Bernardo. A instituição de ensino é uma das participantes do 11º Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

A professora de Língua Portuguesa Rita de Cássia Bordoni, 37 anos, trabalha há dez anos na instituição e acredita que a proposta da redação aguça a argumentação e traz reflexão aos alunos. “Quando entrarem na universidade, eles vão precisar deste exercício da argumentação, que é uma prática que podem usar para a vida”, relata.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio Juliê Garcia, 15, pensa em cursar Letras no futuro. Para ela, o tema ganha notoriedade a cada dia e tem impacto fundamental na sociedade, já que o descarte irregular pode gerar poluição e doenças. “No texto, coloquei trecho de um livro que fala de um Brasil poluído pelo lixo. É uma distopia, que na época era considerada ficção, mas agora não é mais. É um futuro iminente”, observa.

Já o estudante Matheus Italo Basso Ferraresi, 15, do 1º ano, apostou na regra básica da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar, Reciclar – como argumento principal. “Não é só papel das grandes companhias, mas é preciso pensar em como as pequenas atitudes podem ajudar.”

A saída é você se conscientizar, porque se cada um fizer isso na própria casa, o problema acaba”, considera o garoto, que pensa em trabalhar no setor de controle de qualidade em montadora.

O patrocínio é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e da rede de academias Smart Fit.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;