Esportes Titulo Clássico
Santos e Corinthians apostam em seus garotos no clássico pelo Brasileirão
10/09/2017 | 07:10
Compartilhar notícia


Santos e Corinthians possuem históricos diferentes quando o assunto é a utilização da base, mas ambos entram em campo neste domingo, às 16 horas, no estádio da Vila Belmiro, em Santos, tendo atletas revelados em casa como alicerces para manterem a boa campanha no Campeonato Brasileiro. O jogo pela 23.ª rodada ainda ganha ares de decisão, principalmente para os mandantes.

A chance de uma destas crias da base fazer a diferença é grande. Dos times prováveis para iniciar a partida, cada um tem quatro jogadores formados em casa. Sem o experiente David Braz, suspenso, o técnico Levir Culpi vai escalar os jovens Lucas Veríssimo (de 22 anos) e Gustavo Henrique (de 24) no setor. Na lateral esquerda, Zeca (de 23) é quem atuar enquanto o volante Alison (de 24) terá a missão de parar o artilheiro do Brasileirão, o centroavante Jô (de 30).

O atacante do Corinthians, inclusive, veio do Terrão, como é conhecida a base alvinegra. Quem também saiu de lá é o experiente lateral-direito Fagner (de 28 anos). E dois dos destaques do clube na temporada são jovens formados no Parque São Jorge.

Na lateral esquerda, Guilherme Arana (de 20 anos) também é "prata da casa", mas ainda não tem presença assegurada por causa de dores na coxa direita. Caso seja vetado, seu substituto será outro da base, o jovem Marciel (de 22), que volta ao time após ficar afastado por ter usado um remédio com substância dopante. No meio de campo, o volante Maycon (de 20) pode aparecer como elenco surpresa em um jogo em que a disputa e o equilíbrio devem ser grandes.

Mas a principal diferença entre as duas equipes é o fato dos revelados do Corinthians serem mais importantes neste momento do que os do Santos. Jô é o artilheiro do campeonato, Guilherme Arana aparece como um dos melhores de sua posição e chegou a ser monitorado por clubes da Europa. Fagner acaba de voltar da seleção brasileira e Maycon também esteve na mira de times europeus.

Já o Santos, que tradicionalmente revela grandes jogadores do meio para frente (Robinho, Neymar, Diego, entre outros), hoje tem a defesa como representantes dos talentos feitos em casa. Zeca, campeão olímpico em 2016, é o principal deles.

Os clubes contam com uma peculiaridade. Os rivais estão entre os times brasileiros que mais contam com ex-jogadores trabalhando em algum setor do clube. Seja como técnico, auxiliar ou dirigente, ambos contam com muitas peças que já passaram (e, na maioria, teve sucesso) como jogador.

O time da Vila Belmiro emprega, dentre outros, Serginho Chulapa, Elano, Juary, Clodoaldo e não esquece do futebol feminino - Aline Xavier é a coordenadora da área. Já o Corinthians tem Coelho, Célio Silva, Márcio Bittencourt, Yamada e conta ainda com Alessandro, o ex-lateral-direito (que inclusive jogou no Santos) como gerente de futebol. Além, é claro, do técnico Fábio Carille.

SOBREVIVÊNCIA - Com 12 pontos de distância (50 a 38), a ideia do Corinthians é vencer para praticamente tirar um concorrente da briga pelo título. Pelo menos foi esse o discurso adotado ao longo da semana. "Se vencermos, a diferença sobe para 15 pontos. Empatando, continua em 12. Tirar isso em menos de um turno é difícil, embora não impossível. A gente praticamente elimina um adversário", disse Fábio Carille.

Já os santistas acreditam que um resultado positivo dará uma "pimenta" para o campeonato, como disse Ricardo Oliveira. "Com uma vitória, podemos colocar uma pimentinha no campeonato e dar um atrativo especial à competição".

O Santos vem de quatro empates e nesta quarta-feira encara o Barcelona, no Equador, pela Copa Libertadores. Mesmo assim, Levir Culpi vai levar a campo o que tem de melhor. Já o Corinthians vai enfrentar o Racing, da Argentina, em São Paulo, no mesmo dia, pela Copa Sul-Americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;