Palavra do Leitor Titulo
Saúde pública: desafios e soluções

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou os dados relativos...

Dgabc
18/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou os dados relativos ao índice de desempenho dos municípios do sistema de Saúde, o IDSUS. Santo André, infelizmente, ocupou a desonrosa 606ª posição dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo. No Grande ABC, perdemos para as vizinhas São Bernardo, São Caetano e Diadema. Também ficamos atrás de Franco da Rocha e Francisco Morato, por exemplo. Importante destacar que o orçamento previsto para ser aplicado na Saúde pública de Santo André é de, aproximadamente, R$ 400 milhões. O que, convenhamos, não é pouco dinheiro.

Assim, tenho a convicção de que o problema da Saúde pública em nossa cidade não seja a falta de recursos. Particularmente acredito que, após efetiva reforma administrativa que revise contratos, estanque gastos supérfluos, diminua os cargos em comissão e combata com austeridade a corrupção, será possível transformar milhões em bom atendimento da Saúde pública dos andreenses.

Culpar a ausência de recursos para o péssimo atendimento que se vê hoje é optar por caminho fácil e conformista e que não muda a realidade das pessoas. O problema da nossa Saúde pública é efetivamente e puramente de gestão.

Santo André precisa passar por choque de gestão. Hoje o que se vê é falta de organização e método na logística e nas compras realizadas pela Prefeitura. É necessário implementar a informatização do prontuário médico para que todas as Unidades Básicas de Saúde tenham acesso integral às informações de cada paciente, possibilitando atendimento mais completo e efetivo. Também devemos viabilizar o agendamento de consultas e exames por meios remotos, tais como internet e telefone, diminuindo filas e compatibilizando toda a estrutura física disponível para o atendimento à população andreense.

Necessária ainda a construção de outro hospital especificamente no 2º Subdistrito de Santo André para equacionar a alta demanda existente no histórico Hospital Municipal.

Como se vê, são inúmeras as soluções para a melhoria da Saúde pública de nossa cidade. Sendo que todas elas passam essencialmente por melhor gestão dos recursos disponíveis. A estagnação só nos levará a ocupar posições mais vergonhosas nos próximos estudos do Ministério da Saúde e prejudicará, sobremaneira, a população andreense, que merece muito mais respeito.

Paulinho Serra é vereador e líder do PSDB em Santo André.

PALAVRA DO LEITOR

Combate às drogas

Muito Boa a iniciativa de nossas autoridades ao criarem a força-tarefa para combater o tráfico e consumo de drogas no Grande ABC. Vai desestimular esse comércio ilícito e estimular usuários a procurar tratamento a fim de se livrar desse veneno. De quebra também reduzirá outras ocorrências, como o índice de roubos de veículos, que está muito elevado, pois usuários em drogas praticam roubos para poder sustentar o vício.

Charles G. França, São Bernardo

Vergonha

Sinto vergonha de morar em Santo André, cidade onde me criei, pois vim morar aqui com 2 anos, frequentei escola pública e fiz muitos amigos na Vila Assunção. Dia 15 passei de ônibus na porta do Semasa e vi vários carros da Polícia Civil parados e fiquei impressionada quando me falaram que estavam ali para investigar o caso de extorsão. Li neste Diário (Política, dia 11), mas não me dei conta da gravidade dos fatos. Agora sei como a administração municipal está trabalhando em prol de si mesmo, pois no esquema do Semasa estavam cobrando dos empresários valor de R$ 300 mil para liberar o documento ambiental que lhes garantiria direto de instalar suas empresas em nossa cidade. Com tanta falta de emprego o prefeito Aidan ainda dificulta os empresários de se instalarem em nossa cidade. Tenho culpa nisso, pois votei nele, mas não votarei nunca mais.

Carmen Silva, Santo André

Pizza

Quem deseja um bom pedaço de pizza, sabor ‘CPI do Semasa'? Façam seus pedidos aos integrantes escolhidos pelo senhor Aidan Ravin. Por que será que nosso prefeito está tão empenhado em colocar seus pares nessa CPI? Será que tem alguma porcentagem solta nessa maracutaia? Será que vai alguma coisa para a caixa de campanha? Pois todos nós sabemos que campanha para prefeito tem custos altíssimos, e que os salários de quatro anos de mandato não cobrem os valores gastos. Abra o olho, doutor Aidan, pois os andreenses estão vendo isso.

Francisco Rodrigues Caldeira, Santo André

Receita Federal

O agendamento para recolher o imposto referente a construção de imóvel está sendo feito em 28 dias, na agência da Receita Federal de Santo André, o que é um absurdo, pois se tratando de dinheiro que vai ser recolhido para o governo, a conclusão que se tem é que o governo não está precisando do dinheiro do contribuinte. Ou é incapacidade de gerenciar esse órgão da Receita Federal?

Antônio Alves Gomes, Santo André

Economia

A economia do País vai muito mal, o povo ganha pouco! O governo prometeu revisar a poupança e até agora nada! Índices altos favorecem os bancos e complicam a vida do correntista, o aplicador. O consumidor não tem nada a comemorar. O País segue a herança maldita e a desgraça do regime militar, impetrado de forma crua, sanguinolenta e truculenta pelos militares que se estabeleceram no poder! Se o governo não aumenta o salário do aposentado, como podemos consumir? O aposentado é massacrado, infeliz, que sofre por ter aposentadoria achatada por mãos criminosas. A população é massacrada por política econômica equivocadíssima.

Edson Rodrigues, Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;