Setecidades Titulo Santo André
Projeto deve recuperar entorno de viadutos

Conforme prefeito Paulo Serra, intuito é que parcerias possibilitem revitalização e ações sociais

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
25/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A Prefeitura de Santo André pretende recuperar o entorno dos viadutos da cidade. Conforme o Prefeito Paulo Serra (PSDB), o intuito é ocupar a parte de baixo dos espaços e revitalizar áreas degradadas por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Atualmente, a administração faz diagnóstico para saber quais locais – são 15 viadutos em toda a cidade – podem receber a medida. A previsão é que o mesmo fique pronto até 15 de agosto. “Estamos fechando esse cadastro para entender a quantidade de áreas com potencial para utilização. Não é somente para captar (recursos), e sim requalificar essas áreas, geralmente muito degradadas”, disse.

O intuito é que os espaços sejam adotados por associações ou entidades, que possam administrar, por exemplo, estacionamentos – modelo parecido ao adotado pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em viaduto na Rua Catequese. Outra ideia é a possibilidade de abrigar projetos sociais. “Alguns locais têm potencial de exploração. É problema social, não apenas urbanístico. As pessoas estão lá muito por falta de oportunidades.”

Entre os locais problemáticos, concentrados na região central, estão as avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, além do viaduto ao lado da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e o ao lado do Ministério do Trabalho, na Avenida Dom Pedro II.

Muitas vezes, os espaços são refúgio de usuários de droga ou moradores de rua. “São questões diferentes. E temos dificuldade. Hoje há em andamento o programa Recomeçar, mas como a legislação impede o tratamento, as pessoas precisam aceitar participar. A taxa de adesão das pessoas em situação de rua é baixa”, afirmou o prefeito. (Colaborou Fábio Martins)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;