Cultura & Lazer Titulo
Batman faz 60 anos em plena forma
Orlando Fassoni
Especial para o Diário
04/07/1999 | 16:18
Compartilhar notícia


Os batmaníacos estao comemorando em todo o mundo, desde maio último, o aniversário dos 60 anos desse personagem mascarado que há seis décadas vem instigando leitores e espectadores com suas duas faces: a do milionário Bruce Wayne e a do justiceiro, o homem-morcego que defende as leis na imaginária Gotham City e que, como bom mocinho, tem o seu inimigo implacável (no caso, o Coringa), da mesma forma como outros heróis dos quadrinhos, tipo Capitao Marvel contra o velhaco doutor Silvana.

Uma rápida pesquisa em locadoras revelou que os fas do homem-morcego estao mesmo dispostos a rever, em vídeo, todos os cinco filmes que foram realizados sobre o personagem, todos eles disponíveis nas locadoras. Entre 1989 e 1995, Hollywood produziu cinco aventuras de Batman, certamente antevendo o consumo que teriam entre os ardorosos cultuadores do herói mascarado. O diretor Tim Burton, que nunca foi nenhum expert em dirigir, fez o Batman de 1989 com Michael Keaton, abrindo a série, mas quem ficou com os méritos foi Jack Nicholson, pelo seu irrepreensível Coringa. Keaton, no filme, nem soube como tirar proveito dos lances provocados pela sensualíssima Kim Basinger, o que deixou perplexos até mesmo os batmaníacos.

Insistente, Burton realizou outra aventura em 1992, com o mesmo ator. Em 1994 apareceu Batman, a máscara do fantasma, de Eric Randonski e Bruce Tin, com o ator Kevin Conroy, o pior deles. Em 1995, o diretor Joel Schumacher nos deu Batman eternamente, com Val Kilmer, Tommy Lee Jones e Nicole Kidman. E, em 1997, veio Batman e Robin, outra vez por Schumacher, com George Clooney de mascarado e Uma Thurman.

Em nenhuma dessas cinco versoes para o cinema os realizadores e roteiristas conseguiram passar ao espectador as verdadeiras emoçoes do Batman dos gibis. Nas transposiçoes para as telas, os quadrinhos sempre saíram ganhando, seja com Batman, o Fantasma, Dick Tracy e outros heróis.

Lançado em maio de 1939 na revista Detective Comics, lido no Brasil desde 1942 no Globo Juvenil, primeiro como Morcego Negro, depois como Homem Morcego, o personagem criado originalmente pelo desenhista Kane nasceu inspirado no Super-Homem, inicialmente solitário e, a partir de 1940, acompanhado por Dick Grayson, o Robin, garoto órfao adotado pelo milionário Bruce Wayne - um dueto que tem provocado polêmica e discussoes sobre homossexualismo.

Em 1943, a Columbia lançou nos cinemas a série Batman, e em 1966 o mascarado apareceu na televisao no seriado com Adam West e Burt Ward, volta e meia exibido como nostalgia. Hoje, 60 anos depois de seu nascimento nas histórias em quadrinhos, Batman segue a sua carreira de justiceiro com as devidas mudanças exigidas pelos novos tempos.

Os batmaníacos comemoram, e, se você é um deles, alugue o vídeo de 1989 com Michael Keaton e Jack Nicholson. É a melhor das cinco versoes realizadas pelo cinema sobre o herói de Gotham City, que sempre foi mais convincente nos gibis. Nos filmes, apesar dos efeitos especiais, restou pouco do Batman original. O morcego acabou virando um simples mosquitinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;