Setecidades Titulo
Vila ferroviária festeja sua gente
Adriana Lopes
Da Redaçao
23/09/1999 | 20:58
Compartilhar notícia


De sábado até o próximo dia 30, Paranapiacaba vai se transformar na melhor opçao de entretenimento do Grande ABC com a realizaçao da V Semana do Ferroviário. Idealizado e organizado pela SPR-Paranap (Sociedade de Preservaçao e Resgate de Paranapiacaba), o evento vai apresentar na Vila uma grande variedade de artistas e atividades para todas as idades.

O tema desta ediçao - Ano II da Redestinaçao de Paranapiacaba: Conhecer para Preservar - revela o principal objetivo da SPR-Paranap, que é evidenciar o patrimônio cultural, tecnológico e histórico da Vila, erguida a partir de 1860 para abrigar os imigrantes ingleses e operários que estavam construindo a rede ferroviária da Sao Paulo Railway.

"Queremos expor Paranapiacaba, levar ao conhecimento público o valor da Vila e a necessidade de redestinar suas atividades para o turismo. Além disso, a Semana também tem a funçao de trazer cultura para a Vila, visto que os moradores daqui estao isolados dos grandes centros", afirmou Zélia Maria Paralego, presidente da SPR-Paranap.

A programaçao de sábado da Semana do Ferroviário prevê a reinauguraçao da EE Senador Lacerda Franco - a única escola estadual da Vila -, caminhadas culturais e o Baile dos Anos Dourados, este último a única atraçao da semana que nao terá entrada gratuita. A entrada para o baile, a ser realizado às 22h30 no Clube Uniao Lyra-Serrano, vai custar R$ 10. A noite contará com a participaçao do violonista Robson Miguel.

No domingo, quem for à Vila poderá participar de workshops sobre modelagem em argila, desenho e pintura, além de assistir a espetáculos teatrais e musicais. Destaque especial para a mostra de curtas-metragens Parallax Error, do Núcleo de Cinema Super-8, que será exibida no Lyra-Serrano. Depois de Paranapiacaba, a mostra segue para o MIS (Museu da Imagem e do Som), em Sao Paulo.

Os repórteres fotográficos do Diário Rivaldo Gomes, J.B. Ferreira, Celso Luiz, Luciano Vicioni, Roberto Mourao e Heloisa Ballarini terao alguns trabalhos expostos na mostra Mudanças, que estará em cartaz durante o evento no Antigo Grupo Escolar.

Haverá ainda uma exposiçao com 150 fotografias em que cerca de 60 alunos de 2ª a 8ª série da EE Senador Lacerda Franco retratam o cotidiano da Vila. A programaçao completa da V Semana do Ferroviário pode ser encontrada no site da SPR-Paranap na Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;