Esportes Titulo
Brasil vence o Equador e se isola na liderança nas Eliminatórias
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
11/09/2003 | 00:48
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira venceu o Equador por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite, no estádio Vivaldo Lima (Manaus), e disparou na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2006. Atual campeão do Mundo, o Brasil é o único time do continente a vencer nas duas primeiras rodadas do classificatório, chegando a 6 pontos – dois à frente de Argentina e Chile (4).

Mas o bom retrospecto do Brasil na largada das Eliminatórias se contrapõe à exibição decepcionante desta quarta-feira, num estádio Vivaldão lotado pela afetuosa torcida amazonense. A Seleção que venceu o Equador pela contagem simples não foi nem sombra da equipe aguerrida que bateu a Colômbia por 2 a 1, em Barranquilla, na estréia (domingo passado).

Depois de abrir o placar da partida logo aos 12 do 1º tempo, com Ronaldinho Gaúcho, a Seleção caiu monstruosamente de desempenho e conseguiu ser pressionada pelo retrancado Equador – desfalcado de seu principal atleta, o meia Alex Aguinaga. Os visitantes ainda foram prejudicados pelo árbitro venezuelano Luis Vladimir Solórzano, que não marcou um pênalti evidente de Roque Júnior em Reasco.

A situação só melhorou para o Brasil a partir dos 25 do 2º tempo, após o técnico Carlos Alberto Parreira trocar Emerson por Renato e Ronaldinho Gaúcho por Kaká. Até as alterações, os esparsos bom momentos da Seleção se concentraram em lampejos do trio de 'Rs' – especialmente Ronaldo e Ronaldinho. Rivaldo foi o jogador mais apagado do ataque brasileiro.

Ovacionado pela torcida feminina que compareceu ao Vivaldão, Kaká se transformou no nome da partida – mesmo jogando pouco mais de 20 minutos. O jovem meia, que ofuscou ainda mais Rivaldo no Milan (Itália), criou duas excelentes chances de gol em menos de dez minutos – ambas desperdiçadas por Ronaldo.

Começou bem - A Seleção entrou em campo contra o Equador no ritmo da boa vitória contra a Colômbia. Logo aos 12, Zé Roberto roubou a bola na defesa venezuelana e serviu Roberto Carlos na esquerda. O lateral cruzou na medida para Ronaldinho Gaúcho, que cabeceou pressionado com o marcador e conseguiu surpreender o goleiro Cevallos. Foi o primeiro gol dele com a Seleção em jogos disputados no Brasil.

A expectativa de mais uma vitória fácil do Brasil nas Eliminatórias desapareceu nos minutos seguintes. O Equador acertou a marcação e conseguiu embolar o jogo no meio-campo, dificultando a vida da Seleção. A última oportunidade do 1º tempo só surgiu aos 44 minutos. Rivaldo driblou três zagueiros, tabelou com Ronaldo e bateu por cima do gol de Cevallos.

A situação mudou na fase final e o Equador esboçou uma pressão contra o Brasil. Aos 6 minutos, o lateral Reasco invadiu a área em velocidade e foi derrubado por Roque Júnior, mas o árbitro venezuelano não marcou pênalti.

A torcida amazonense perdeu a paciência e começou a vaiar o time. Pelo menos até a entrada de Kaká, que deu nova cara à partida. Em sua primeira jogada, aos 27, o meia do Milan serviu Ronaldo e finalizou em cima do goleiro Cevallos. Rivaldo pegou a sobre e chutou por cima do gol. Aos 35 minutos, Ronaldo recebeu outro presente de Kaká e voltou a chutar no arqueiro da Venezuela.

Parreira ainda trocou Rivaldo por Alex, aos 43 do segundo tempo. Mas o meia do Cruzeiro, que perdeu a condição de titular com a volta de Ronaldinho Gaúcho, pouco pôde fazer para salvar a noite pouco inspirada da Seleção.

A disputa das Eliminatórias será interrompida até novembro, quando ocorrerão mais duas rodadas. O Brasil enfrenta o Peru, em Lima, no dia 15 ou 16. A partida seguinte será contra o Uruguai, em Curitiba, no dia 18 ou 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;