Economia Titulo
ABC atrai 15 mil novas empresas
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 09:10
Compartilhar notícia


A economia do Grande ABC mostrou vigor no ano passado. Instalaram-se na região mais de 15 mil novas empresas – considerando apenas os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. Além disso, as sete cidades juntas encerraram 2005 com abertura de 45 mil postos de trabalho em relação ao ano anterior, alta de 7,7% – acima dos 5,9% registrados no Estado de São Paulo.

As informações sobre novas empresas foram repassadas pelas prefeituras. As exceções foram Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que não transmitiram os dados. A geração de emprego na região foi constatada pelo Observatório Econômico de Santo André com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Rais (Relatório Anual de Informações Sociais).

Considerando tanto as novas empresas quanto as vagas geradas, o grande destaque foi o setor de serviços, responsável por 75% das empresas que aportaram na região e 62% do total de postos de trabalho. O crescimento do emprego no segmento foi bem superior aos 7,7% apresentados na média geral. A alta, de 10,33%, resultou em saldo de 28 mil vagas.

O setor, no entanto, cresce na esteira do desenvolvimento industrial, de acordo com especialistas consultados pelo Diário. Dados históricos também reforçam a tese: apesar de o custo para formação de mão-de-obra na indústria ser três vezes maior do que no setor de serviços, a cada emprego gerado em fábricas três novos postos de trabalho são abertos em serviços.

Para Fausto Cestari, diretor de Desenvolvimento Econômico de São Caetano, o emprego em serviços tem grande influência da indústria. "São vigilantes, faxineiros ou pessoas que trabalham com manutenção de máquinas – profissões voltadas ao apoio da produção industrial. Mesmo com esse crescimento, a arrecadação da cidade ainda é muito mais dependente das indústrias."

  

Destaques – São Caetano foi a cidade que apresentou o maior incremento de emprego no ano passado: 12,5% ante 2004. Em relação às empresas, o município apresentou alta de 6,4% em indústrias (781 para 830), 13% em estabelecimentos comerciais (5.262 para 5.949) e 11,2% em prestadoras de serviços e autônomos (22.282 para 24.772).

No quesito geração de vagas, o destaque foi a cidade de São Bernardo, responsável por 34% dos postos de trabalho criados na região e 45% das novas empresas instaladas. Segundo o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, São Bernardo tem se destacado nos últimos anos como o município mais próspero da região. "Apesar da vocação industrial, o segmento de serviços se desenvolve muito. As empresas de telemarketing são um exemplo. A Atento (empresa do Grupo Telefonica) fez diversas contratações na cidade no ano passado."

Em Santo André, o incremento de 6,89% em postos de trabalho reflete o desenvolvimento do setor de serviços. "Alimentação, hotelaria e logística têm apresentado bons resultados. Isoladamente, a entrada da TIM em Santo André também repercutiu em geração de emprego no segmento", avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulo Bresciani.

  

Indústria – Das 329 novas instalações industriais que o Grande ABC agregou no ano passado, 150 foram em Diadema – 45,5% do total. Na região, a cidade tem a maior proporção de empregados na indústria: 58,5% do montante. Para o empresário Ignácio Martinez, que também é diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Diadema, o município oferece vantagens em relação às demais cidades. "O custo do terreno, bem como o de locação, é menor em Diadema."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;