D+ Titulo
Camisinha previne DST
Do Diário do Grande ABC
23/03/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Usar camisinha pode ajudar a engravidar. Achou estranha a afirmação? É que especialistas apontam que o uso do preservativo, embora evite temporariamente a gravidez, também previne as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que, se não tratadas, podem afetar a fertilidade da mulher.

 Segundo o Ministério da Saúde, doenças como a gonorréia e a clamídia – bactéria que agride o aparelho genito-urinário feminino e masculino – são responsáveis pela inflamação pélvica, que pode causar a obstrução das trompas, responsável por 30% a 50% dos casos da infertilidade feminina.

 Como os sintomas das DSTs não são aparentes, a pessoa demora para constatar o problema, o que pode agravar o caso. A clamídia, por exemplo, é assintomática.

 Para não descobrir um problema que já não tenha solução, os médicos indicam fazer o exame preventivo regularmente e usar camisinha no período em que não tenha pretensão de engravidar.

 Isso porque dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que cerca de 340 mil novos casos de DST ocorrem por ano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;