Nacional Titulo
Indulto de Natal é dado a 300 presos do Rio
Por Do Diário do Grande ABC
23/12/1999 | 13:44
Compartilhar notícia


Cerca de 300 presos dos 21 presídios do Rio ganharam um presente de Natal muito especial: a liberdade. Uns foram beneficiados com o indulto de fim de ano (com perdao total da pena); outros tiveram o processo de livramento condicional agilizado. O cardeal arcebispo do Estado, d. Eugênio Sales, esteve nesta quinta-feira no Complexo Penal Frei Caneca, para a cerimônia de libertaçao.

Representantes da Secretaria de Justiça do Estado, Uniao dos Juristas Católicos (UJC) e Arquidiciocese do Rio destacaram o "esforço conjunto" para soltar os detentos antes do Natal. "Houve um mutirao pela liberdade, que coincide com os 2000 anos do nascimento de Cristo", disse o presidente da UJC, José Carlos Murta Ribeiro. Para d. Eugênio, "os presos que receberam os benefícios precisam agora agir com responsabilidade". "Eles nao devem reincidir no crime, têm de fazer algo pela sociedade", afirmou.

Com dificuldades para andar por causa de uma cirurgia, Djanira Ramos Suzano, mais conhecida como "Lili Carabina", 56 anos, comemorava o livramento condicional. "Fui condenada a mais de 700 anos de prisao e, agora, posso ir para casa passar as festas com minha família", disse "Lili Carabina", que foi personagem de um filme com o nome dela, feito em 1988. Ela foi condenada por vários assaltos e homicídios. "Esse é o maior presente do mundo".

A detenta Ruth Lançoli, 28 anos, que estava presa por tráfico de drogas havia dois anos, nao conseguiu conter a emoçao ao encontrar o marido e o pai. "Agora, o que mais quero é ver meus anjinhos", disse, referindo-se aos filhos. Para o preso Wellington Francisco de Freitas, de 35 anos, o dia era de festa. "Estou há dez anos sem ver as ruas e nem sei se meus filhos vao me reconhecer, mas, mesmo assim, é muito bom sair da cadeia", contou.

As vagas abertas nos presídios serao preenchidas por detentos trazidos de delegacias, dando continuidade ao projeto da Secretaria de Justiça de esvaziar as carceragens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;