Automóveis Titulo Pouco convencional
Estilo diferente marca GLK
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
20/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


À primeira vista, ele impressiona por suas linhas pouco convencionais, com a frente (leia-se o capô) alongada e pouca altura para um modelo de seu segmento (1,68 m). Compacto, tem 4,52 metros de comprimento, 1,84 m de largura.

Com aspecto rude por fora, o utilitário esportivo Mercedes-Benz GLK 280, importado da Alemanha e vendido no Brasil desde fevereiro por R$ 225 mil, surpreende por dentro. A percepção do condutor ao se acomodar no banco é de estar em um carro de passeio. Os ocupantes não se sentem nas alturas como em outros utilitários e o GLK fica bem à mão.

O nível de acabamento e de equipamentos agrada. Os bancos são de couro e os dianteiros têm regulagem elétrica e três posições de memória. O ajuste de altura e profundidade do volante também é elétrico. Há acabamentos de alumínio nas portas e o ar-condicionado é de três zonas.

A tração 4Matic, idêntica à da Classe M, é capaz de transferir automaticamente a força de tração para qualquer uma das rodas, de acordo com a situação de aderência. Tudo sem que nenhum comando tenha que ser dado pelo motorista, garantindo conforto em situações fora de estrada.

Para a segurança, o modelo conta com air bags frontais e laterais nos bancos dianteiros e de janela a partir da coluna A até a coluna C; proteção para a cabeça que suaviza os efeitos de uma colisão traseira para o motorista e o passageiro do banco da frente; além de sistema de assistência de frenagem.

Motor V6 garante diversão

O desempenho do GLK 280 também agrada, e muito. Sob o capô do utilitário esportivo compacto está o eficiente propulsor V6 de 231 cv de potência e 30,6 mkgf de torque entre 2.500 e 5.000 giros, que garante o prazer ao dirigir.

Segundo a Mercedes-Benz, o motor movido a gasolina acelera da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos e chega à velocidade máxima de 210 km/h, oferecendo consumo médio de 9,8 km/l e nível de emissões reduzido.

Na prática, o SUV com cara de invocado responde bem quando se pisa com mais vontade no acelerador. A eficiente transmissão é automática 7G-Tronic, de sete velocidades, com opção de trocas sequenciais.

Colaboram para melhorar o desempenho do rude GLK o seu baixo peso - 1.830 quilos - e a boa aerodinâmica para um veículo com esse tipo de design, com Cx de 0,35.

O modelo oferece boa dirigibilidade e estabilidade. A tecnologia ajuda por meio dos sistemas dinâmicos de condução ESP, ASR e ABS/BAS, que atuam em conjunto para garantir segurança e dinamismo longitudinal e lateral, além de proporcionar melhor estabilidade de direção tanto no asfalto quanto fora dele.

A distância do solo, de 20,1 cm e os curtos balanços da carroceria proporcionam ângulos favoráveis de entrada e de saída - 21° e 23°, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;