Setecidades Titulo Segurança
Roubos e furtos de veículos aumentam no Grande ABC

Ação criminal teve aumento de 9,4% em relação ao ano passado

Por Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O roubo e furto de veículos continuam sendo o principal problema para as polícias no Grande ABC. Segundo as estatísticas criminais do mês de abril, divulgadas ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), esse tipo de ação criminal apresentou aumento de 9,4% em relação ao mesmo período no ano passado.

Ao todo, foram registradas 1.652 queixas de roubos e furtos de veículos nos distritos da região em abril. Em 2011, esse número era de 1.510. Segundo o comandante da Polícia Militar na região, coronel Helson Léver Camilli, o aumento está diretamente ligado a outros tipos de ilegalidade, como o tráfico de drogas e os desmanches ilegais. "Conseguimos detectar que a maioria dos veículos levados é abandonada perto de pontos de vendas de entorpecentes", disse.

A expectativa do DNT (Departamento Nacional de Trânsito) é de que a frota da região possa chegar a 1,4 milhão de veículos neste ano. Segundo dados da Polícia Militar, 60% dos carros e motos roubados e furtados são recuperados, média de 160 devolvidos mensalmente aos donos. No Estado, esse número é de 60. Camilli aponta que a participação de outros órgãos e da sociedade é importante para ajudar a melhorar ainda mais os índices. "A prevenção pode e deve ser feita por todos", completou.

Nos números divulgados ontem, Mauá apareceu com destaque negativo: aumento de 58,9% nesse tipo de crime. Santo André também teve aumento (26%) de 460 ocorrências em abril de 2011 para 580 no mesmo período este ano. Diadema viu subir 21,9% essa prática na cidade.

As quedas vieram em São Bernardo, de 503 para 409 casos (-18,7%), e São Caetano (-22,7%). Mesmo assim, os índices das sete cidades ficam abaixo do Estado, que teve acréscimo de 17,5% entre os meses comparados.

Nos crimes contra a vida, o Grande ABC mostrou estabilidade. Foram 17 casos em ambos os meses, enquanto o Estado teve ascendência de 5%. Diadema, exemplo no combate nos homicídios ano passado, acumulou cinco em abril. No ano passado, no período, nenhum foi registrado. A situação contrasta com a de Santo André, que apresentou queda de 80% na comparação direta do mês em 2012 e ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;